Governo Federal coloca Ribeirão Pires entre as principais cidades turísticas do Brasil

Na última terça (12), o Ministério do Turismo lançou a edição 2016 do Mapa do Turismo Brasileiro, documento que identifica os municípios brasileiros que têm o turismo como um dos fatores que alavancam a economia local.

Ribeirão Pires está no grupo seleto que recebe 93% do turismo local e 100% do internacional

Ribeirão Pires está no grupo seleto que recebe 93% do turismo local e 100% do internacional

De acordo com o documento, que tem como objetivo nortear e estruturar a promoção do setor, o total de municípios brasileiros considerados turísticos caiu 35% de 2013, quando foi lançada a última edição, para 2016 (de 3.345 para 2.175 municípios em números absolutos). Ele classifica as cidades em 5 categorias, de A até E, e mostra aspectos interessantes. Por exemplo: 29% dos municípios (ou seja, 630) estão nas categorias A, B e C e concentram 93% do fluxo de turistas domésticos e 100% do fluxo internacional.

Os outros 71% das categorias D e E, de acordo com o ministério, “não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo” e disputam apenas 7% dos turistas domésticos, mas “têm importância no fluxo regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem”.

Focando apenas no Estado de São Paulo, são 222 municípios presentes na listagem, sendo que nem todos eles estão na classificação de Estância (Turística, Climática, Balneária ou Hidromineral) concedida pelo DADE, Departamento de Auxílio ao Desenvolvimento das Estâncias, órgão vinculado ao Governo do Estado de São Paulo.

Na nossa região, classificada como ABCTUR, quatro dos sete municípios são considerados turísticos: São Bernardo, Santo André, Mauá e Ribeirão Pires, sendo os dois primeiros como categoria “B” e os dois últimos “C”. Independente da classificação, focando em Ribeirão Pires, a cidade se encontra dentro do grupo principal, com potencial de atrair os principais grupos de turistas.

Para o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, este redimensionamento contribui para melhorar a capacidade do Ministério do Turismo de atuar de forma coordenada com os estados, regiões turísticas e municípios, para desenvolver e consolidar novos produtos e destinos turísticos: “Com um mapa mais enxuto e que retrata de forma mais fiel a oferta turística brasileira, poderemos focar nossos esforços e otimizar nossos resultados”.

Atualmente, Ribeirão Pires tem em obras algumas atrações para tentar alavancar esse potencial turístico, sendo a principal delas o teleférico. O Mapa do Turismo pode ser acessado em mapa.turismo.gov.br

Metodologia – Para categorizar as cidades, o Ministério do Turismo levou em conta os dados oficiais já existentes em quatro variáveis: Número de ocupações formais no setor de hospedagem, Número de estabelecimentos formais no setor de hospedagem (ambos coletados pela Relação Anual de Informações Sociais – RAIS, do Ministério do Trabalho e Emprego), Estimativa do fluxo turístico doméstico e Estimativa do fluxo turístico internacional (ambos levantados pela FIPE, Fundação Instituto de Pesquisas).

Após o cruzamento das variáveis, os municípios foram divididos em cinco categorias, sendo que há 51 na categoria A (municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem), 155 municípios na categoria B, 424 municípios na categoria C, 1219 municípios na categoria D e 326 municípios na categoria E (municípios que não possuem fluxo turístico expressivo e nem empregos e estabelecimentos formais no setor de hospedagem).

Compartilhe

Comente

Leia também