Governo do Estado promove coleta de pneus usados em Ribeirão e Rio Grande

Em parceria com a ONG Reciclanip, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo está realizando até o próximo sábado (17) uma força tarefa para a coleta de pneus usados em 310 cidades do Estado.

A ação integra a campanha “Todos juntos contra o Aedes Aegypti” e tem como objetivo eliminar possíveis focos do mosquito transmissor de doenças como a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus. São 344 pontos de coleta de pneus espalhados por todo o Estado, um deles em Ribeirão Pires.

“Para vencermos o combate ao mosquito Aedes Aegypti, precisamos unir forças com as diversas instâncias que compõem a sociedade. Por isso, além das parcerias que estamos realizando, precisamos que a população colabore e leve os seus pneus abandonados aos pontos de coleta para que eles sejam encaminhados a um destino correto, inclusive no que se diz respeito à preservação ambiental”, diz David Uip, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

Mais ações – A Secretaria, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e prefeituras, também dará continuidade a realização de mutirões de combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti em todo Estado.

Foram mobilizados, até o momento, mais de 18,3 mil agentes de saúde e supervisores de 526 municípios para a realização do trabalho de campo durante todos os sábados dos meses de setembro a dezembro de 2016.  Haverá, ainda, um reforço com 500 agentes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), autarquia do governo estadual, que irão auxiliar os profissionais dos municípios.

Pneus são focos do mosquito Aedes Aegypti

Pneus são focos do mosquito Aedes Aegypti

Cada profissional envolvido na ação receberá do governo do Estado, via prefeituras, uma remuneração extra no valor de R$ 120. Os municípios interessados em participar da campanha assinaram um termo de adesão, indicando o número de agentes e de supervisores mobilizados em sua jurisdição.

As ações, programadas pela Sala de Comando e Controle Estadual das Arboviroses, incluem a varredura de focos do mosquito em imóveis públicos, privados e baldios, com eliminação de criadouros, remoção mecânica, tratamento químico (quando necessário), bem como a difusão de orientações à população.

Compartilhe

Comente

Leia também