Governo do Estado forma 90 profissionais do chocolate em Ribeirão Pires

Na noite do último sábado (03), Ribeirão Pires ganhou 90 novos profissionais formados no ramo do chocolate, com a formatura dos alunos dos cursos de Formação para Produção e Venda de Chocolate Artesanal da SERT (Secretaria de Estado das Relações de Trabalho).

Formandos receberam o diploma das mãos das autoridades presentes

Formandos receberam o diploma das mãos das autoridades presentes

O projeto, batizado como PEQ Chocolate é parte do Programa Estadual de Qualificação, desenvolvido pela secretaria em parceria com empresas para requalificar e criar alternativas de renda para cidadãos desempregados. No caso de Ribeirão Pires, o projeto foi pioneiro, já que não havia a qualificação voltada para a indústria do chocolate. Para realizá-lo, a pasta firmou parceria com a Sorvepan.

Foram 160 horas de curso ministrados por profissionais da área culinária em um projeto piloto que começou na cidade. “O projeto piloto foi feito aqui porque os parceiros estão em Ribeirão Pires. Com isso, a maior parte dos alunos são daqui”, explicou Debora Nicoletti, diretora regional da SERT. “São pessoas desempregadas que buscam qualificação no mercado de trabalho, qualificando para ter uma renda própria ou recolocação profissional”, completa Durval Parreira da Associação Compasso, especializada em qualificar mão de obra para produção de chocolate artesanal.

“Estou desempregada e meu marido sustenta a casa sozinho. Com esse curso, poderei ajudá-lo financeiramente, além de poder comprar as coisas que desejo. Já comecei a vender para os amigos mais próximos e para os familiares. Daqui para frente é só investir e ter fé ”, afirmou a formanda Priscila Janssen, de 38 anos.

A expectativa da SERT é que ao menos 20% a 30% dos alunos consigam recolocação e outros 30% iniciem um negócio próprio. “Hoje começa uma nova página de vida para vocês. Muitos aqui estavam sem rumo, sofrendo com a crise e agora já tem uma opção de renda, um novo caminho para trilhar. Chocolate é alegria, é felicidade e agora vocês são capazes de levar isso para as pessoas e também de serem muito felizes”, disse o secretário de Estado do Emprego, José Luiz Ribeiro, que esteve presente ao evento.

Compartilhe

Comente

Leia também