GCM e Infra de Ribeirão prendem suspeito de roubos no Cemitério São José

Videomonitoramento ajudou na captura

Na noite do último domingo, a Secretaria de Serviços Urbanos de Ribeirão Pires acionou a Guarda Civil Municipal após as câmeras de videomonitoramento do Cemitério Municipal São José flagrarem ação criminosa dentro do espaço. Imediatamente após o chamado, a GCM foi ao local e prendeu em flagrante o suspeito, homem de 29 anos, natural da cidade.

Com o suspeito, a Guarda encontrou materiais hidráulicos e elétricos furtados do Cemitério, como torneiras, além de peças de túmulos. O caso foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil do município, conforme registrado em Boletim de Ocorrência nº 4078/2018. O suspeito será indiciado por invasão e tentativa de furto.

Recém-instaladas pela Secretaria de Serviços Urbanos, as câmeras de monitoramento têm como objetivo identificar possíveis práticas criminosas no espaço, bem como coibir crimes e atos de vandalismo e depredação no local.

“Estamos trabalhando para deixar o Cemitério Municipal sempre organizado, em bom estado de funcionamento, atendendo à demanda da cidade. O reforço na segurança atende a uma das reivindicações da população e dos funcionários, uma vez que, infelizmente, pessoas mal intencionadas cometem pequenos delitos que causam prejuízos e entristecem moradores que têm entes enterrados no Cemitério”, explicou o secretário de Serviços Urbanos, Diogo Manera.

Índices criminais – Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Paulo indicam que seguem em queda os índices de roubo e furto, em geral, na Estância Turística de Ribeirão Pires. A redução das ocorrências se manteve em setembro desse ano, no comparativo com o mesmo período de 2017. De janeiro a setembro, a cidade também registrou queda da criminalidade em relação ao último ano.

A Estância Turística de Ribeirão Pires apresentou queda de 24% nos índices de roubo (total – considera roubo de veículos e outros), e redução de 40,27% nos registros de furto geral (exceto furto de veículos, este item obteve uma queda de 13,63%), em comparativo entre os meses de setembro de 2018 e 2017.

De janeiro a setembro desse ano, houve queda de 41,53% no índice de roubo (outros), e queda de 34,14% nos índices de roubo de veículos. Os registros furtos de veículos apresentou queda de 37%, e outros tipos de furto registraram queda de 43,64%, em relação ao mesmo período de 2017.

Compartilhe

Comente

Leia também