Gatos: doenças contagiosas de pele e ouvido. Importância do diagnóstico e tratamento precoce

As doenças parasitárias de pele e ouvido em gatos ocorrem em todos os períodos do ano, geram bastante coceira e são altamente contagiosas, sendo algumas zoonoses transmitidas para os humanos. Podem ser de várias origens os agentes causadores (ácaros, fungos, bactérias) e é de extrema importância a realização de exames diagnósticos para descobrir  o agente causador e assim o médico veterinário poderá indicar o tratamento adequado.

Algumas doenças que acometem os felinos são causadas por ácaros. Falaremos um pouco mais sobre elas e a importância de seu controle a fim de evitar sua disseminação.

Quem são os ácaros?

    Os ácaros são pequenos animais pertencentes a classe dos aracnídeos, podem ser visíveis a olho nú quando em colônias porém sua maioria é percebida apenas em microscópio. Estes pequenos bichinhos escavam a pele, atravessam os extratos córneos e causam irritação mecânica o que desencadeia coceira intensa. Podem produzir subprodutos irritantes ou secretar substâncias que causam alergias. Afetam uma espécie preferencialmente, porém podem contaminar outras espécies (contágio entre cão e gato pode ocorrer. Vale salientar que coelhos também são bastante sensíveis).

Após contágio, os sinais podem aparecer após 2 a 6 semanas.

Notoedres

A Sarna Notoédrica causada pelo ácaro microscópico Notoedres cati afeta especificamente os gatos. Os principais sinais da infecção é a presença de prurido intenso (coceira intensa) acompanhada de inflamação da pele, formação de crostas espessas que não descamam e permanecem aderidas à pele. As áreas mais acometidas incluem os pavilhões auriculares, cabeça, face e pescoço, embora possa tornar-se generalizada a medida que o próprio gato ao coçar, espalha o microorganismo pelo corpo.

Otodectes

Outro tipo de infecção por ácaros muito comum é a que acomete o ouvido tanto do gato quanto do cão.

A sarna otodécica é causada pelo ácaro Otodectes cynotis, este permanece sobre a pele e alimenta-se de restos celulares. Os sinais da infestação são coceira intensa na região auricular chegando a formar lesões de escoriação devido ao repetido atrito das unhas do animal ao coçar a região em torno das orelhas. As lesões podem se estender pela cabeça, pescoço e podem tornar-se generalizadas pois a unha do animal capta ácaros presentes no ouvido e espalha por toda a pele ao se coçar.

Dentro do ouvido e em torno do canal auricular é perceptível a presença de crostas espessas escurecidas (castanho-avermelhadas ou negras). Podemos observar também que o gato chacoalha a cabeça a fim de livrar os ouvidos do agente podendo eliminar no ambiente (caminha, sofá, chão) exemplares do ácaro, transmitindo a infecção para outros animais.

Enviado por Lia C. F Silva – estudante de Medicina Veterinária e Tosadora

facebook: http://facebook.com/betvilaaurora

instagram: http://instagram.com/banhoetosavilaaurora

Compartilhe

Comente

Leia também