Gabriel Eid Roncon pede padronização de calçadas em Ribeirão Pires

Vereador pede melhorias nos passeios da cidade

Com vistas à melhoria da condição das calçadas da cidade, o vereador Gabriel Eid Roncon (PR) fez um requerimento para que a cidade tenha implantado o projeto Calçada Acessível, que tem como objetivo orientar e auxiliar os munícipes a cuidar dos passeios de suas residências e também adequá-los aos padrões de acessibilidade e segurança definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por leis federais e também normas internacionais.

A ideia é que elas tenham itens como piso liso e antiderrapante, inclinação máxima de 3% na faixa livre (espaço por onde os pedestres trafegam) e 8,33% nas faixas de serviço (rampas, por exemplo) e acesso ao imóveis, sem obstáculos para os pedestres, permitindo assim fluidez com segurança. Além disso, seriam impostas regras para a instalação de mobiliário urbano, pisos táteis e até mesmo equipamentos para drenagem, como bocas de lobo, por exemplo.

Tudo isso é uma maneira não só de embelezar, mas também de promover acesso universal às ruas de nossa cidade. Especialmente nas ladeiras, há muitas dificuldades para o tráfego, seja de pessoas com ou sem deficiência. O pedido do vereador deve virar um projeto de autoria do executivo no próximo ano.

Compartilhe

Comente

Leia também