Francia quer defender formação política

José Luiz Francia, nascido em São Miguel Arcanjo (SP) e morador de Ribeirão Pires, é candidato a deputado federal pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Francia, que é formado em Engenharia e Direito, já disputou o cargo de deputado, prefeito do município ribeirãopirense e como vice na chapa de Mário Nunes (PT) na última eleição municipal. Durante suas campanhas, desenvolveu um projeto que, segundo ele, é o único do Brasil. Confira a entrevista do candidato ao Mais Notícias.

Francia é candidato a deputado federal pelo PRTB

Mais Notícias – O senhor disse que tem um projeto diferente para levar a Brasília. Que projeto é esse?

Francia – Quando fui presidente do PRTB municipal, minha primeira preocupação foi a seguinte: qualificar os meus candidatos a vereador. Então, desenvolvi um curso de formação política e o ministrei durante seis meses. Já fiz três cursos, o último foi em 2008, com aulas dadas por professores da USP, juízes, promotores, ex-prefeitos. Pessoas de todos os partidos podiam participar. Uma pessoa não pode ser candidata a vereador se não saber nada de Direito Constitucional, como se inicia um projeto de lei, como funciona o Poder Legislativo. Esse meu projeto é o único no Brasil, sou o único que já realizou isso e provei que é possível fazer. Vai ser minha colaboração política para a Nação. Faço também a prática do voto distrital. Na última eleição, dividimos Ribeirão Pires em distritos e lançamos candidatos por distrito. O candidato tem de ser morador do bairro e se comprometer em fazer campanha no distrito dele, para melhorar o mecanismo de cobrança. O voto distrital viria para melhorar a interferência econômica e o compromisso do candidato com o bairro dele.

Tudo isso é âmbito federal. Eu tenho que ir ao Congresso defender que todo partido político seja obrigado a fazer um curso de formação política para os seus candidatos; se não fizer, o partido não poderá participar da eleição. E nós temos que instituir o voto distrital o mais rápido possível. Será minha bandeira também no Congresso que todo candidato a prefeito tem que apresentar seu secretariado 30 dias antes da eleição, também para melhorar o mecanismo de cobrança, porque aí o eleitor não votaria somente no candidato ao Executivo, mas também no seu secretariado, assim como governador, e para o presidente, quem serão os ministros. Essas ideias estão ligadas à necessidade de melhorar o mecanismo de cobrança, porque hoje você vota e depois não tem acesso aos eleitos. O Brasil daria um salto de qualidade fantástico e isso não é nada difícil de fazer.

Mais Notícias – Além desses projetos na área política, o senhor defenderá ideias também em outra áreas?

Francia – Outra bandeira minha será para a Educação ser em período integral. Acho que até o Ensino Médio tem que ser integral porque o jovem vai estudar as aulas normais em meio período e no outro vai ter cursos profissionalizantes, esporte… Com isso eliminaria o consumo de drogas, a violência, o vandalismo e os pais estariam tranquilos porque os filhos estariam na escola. Mais detalhes dos meus projetos poderão ser acompanhados nas minhas propagandas.

Mais Notícias – Como o senhor avalia o cenário político atual?

Francia – Pagamos tantos impostos, mas não temos retorno porque a prática política no Brasil ainda tem resquício da ditadura. Acho um absurdo um deputado vir pedir voto no município e dizer que está pedindo voto aqui porque vai trazer recurso pra cidade. É enganar a população, porque quando você fala que vai trazer recurso, isso é um ‘cala boca’ para você não poder cobrar nada do governo, não fiscalizar nada e falar amém para tudo. Eu quero que a população da cidade tenha saúde de qualidade, educação, segurança, porque eu vou cobrar do Estado para ele devolver esses impostos e serem revertidos em benefícios.

Compartilhe

Comente

Leia também