Foresto dá primeiros passos de “oposição” na Câmara

O vereador de Ribeirão Pires eleito pelo PT, Renato Foresto, durante sessão extraordinária da Câmara ocorrida na semana passada, deu início ao que poderá ser a “verdadeira liderança de oposição” ao governo Saulo Benevides (PMDB). Dos seis itens pertencentes à Ordem do Dia, Foresto tomou posicionamento austero contra um deles, explicando o porquê de se manter contrário. Rubens Fernandes (PMDB) apoiou o colega de bancada e também se opôs ao documento colocado em votação.

O projeto de lei em questão (001/2013) sugere uma alteração necessária para corrigir apontamento do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) que, por dois anos consecutivos, apontou descumprimento da lei municipal nos casos de aposentadoria por invalidez, cujos laudos de perícia

Vereador também participou de manifestação no último sábado

médica foram efetuados por empresa terceirizada, sendo que a lei previa exame médico pericial a cargo do Município. Dessa forma, o projeto de lei propunha a inclusão na lei (5.607/12) a possibilidade da avaliação médica pericial ser efetuada por empresa terceirizada especializada em perícia médica. É nesse ponto que Renato Foresto discorda.
“Tem uma questão que precisa ser esclarecida. A previdência terceirizou o perito e assim corre o risco de uma pessoa que precisa se aposentar ficar sem o benefício, já que o perito está a mercê do patrão. Tenho dúvidas e por isso voto contrário”, apontou o petista. Foresto há anos atua como sindicalista e sempre defendeu a separação coerente entre os poderes patronais e os direitos dos trabalhadores.

O vereador Rubão também foi contrário a proposta, porém não expressou qualquer interesse em explicar seu posicionamento. Além da participação “atípica” durante a sessão, Renato Foresto, relembrando seus tempos de sindicato, participou de um manifesto público, que pedia revisão no aumento das tarifas de ônibus. O vereador acompanhou um grupo de pessoas que, ao som de apitos e palavras de ordem, circulou pela região central da cidade no último sábado.

Compartilhe