Festival do Chocolate: Edição 2014 anuncia receita de sucesso para 2015

Há um ano, a frustração pela não realização do Festival do Chocolate foi enorme para milhares de pessoas que ainda não conheciam a festa, que se tornara tradicional para Ribeirão Pires.

Público lotou praticamente todos os 12 shows

Público lotou praticamente todos os 12 shows

Entretanto foi anunciado ainda no início de 2014 a nona edição do Festival do Chocolate, com atrações diversificadas e com uma economia que poderia chegar a 50%, segundo a Secretaria de Cultura e Turismo, comandada pelo atual responsável pela Pasta, Cassiano Filho.

Com uma investida diferente e alguns pontos repaginados, Festival do Chocolate deste ano trouxe além dos tradicionais shows e eventos, uma linha autossustentável onde parte da renda arrecadada com a venda dos ingressos – com preços módicos de 10 reais por show principal – seria destinada as entidades assistencialistas da cidade; 35% do valor para ser exato. A outra parte (65%) seria revertida para o próprio Festival, fazendo assim com que os gastos diminuíssem consideravelmente.

Segurança

Pode até ser que alguns incidentes tenham acontecido, no entanto dentro do Complexo Ayrton Senna era visível a ação em conjunto da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e segurança terceirizada. Não houve conflitos, mas se necessário o cidadão ribeirãopirense e o turista poderiam ficar tranquilos, pois um dos aspectos que melhor funcionou foi sem dúvida a segurança.

Diversidade Cultural

Thaeme e Thiago, Ira!, Sambô, Daniel, Simone e Banda Fly são apenas alguns dos artistas para os shows principais de cada noite do Festival do Chocolate, mas quem segurou a onda foi de fato a diversidade cultural dos artistas locais que se apresentaram durante os horários que antecediam essas bandas. Fosse no palco Chocolate ou no palco Chocokids, lá estavam eles embalando o público com ritmos diferenciados.

As atrações não ficaram por conta apenas de bandas e CIAS de dança. Diversos artistas da cidade também estavam no Festival do Chocolate dando sua contribuição. Fotógrafos, ilustradores, clowns, mímicos, artesãos indígenas e mais uma outra infinidade desse grupo de artistas que leva alegria por onde passa.

Presença garantida

Segundo números oficiais da Prefeitura Municipal, quase 400 mil pessoas passaram pelo Festival do Chocolate em 2014. O fato inegável é que foi uma edição eclética que atraiu milhares de pessoas vindas de vários lugares do Brasil e do mundo. Estados Unidos e México são dois dos países que marcaram presença e junto com fãs vindos do Pará, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais.

Gastronomia

É claro que não daria para deixar de falar da gastronomia da nona edição do Festival do Chocolate. Lanches, superlanches, caldos, cafés trufados, cones de chocolate, temakes, comida mexicana e muitas mais, marcaram presença no requisito mais explorado pelos visitantes em qualquer festival.

 

Trânsito

Um esquema elaborado pela Secretaria de Transportes e Trânsito de Ribeirão Pires, sob o comando do secretário Rubens de Almeida Sousa, trouxe fluidez ao trânsito nas proximidades do Complexo Ayrton Senna, onde fora realizado o evento. Tanto quem chegava a pé ou de carro, podia com tranquilidade entrar em sair do recinto de festas sem problemas com demora ou travamento na circulação.

Em 2015…

Ainda é cedo para falar sobre a 10ª edição do Festival do Chocolate, mas é fato que quem veio este ano, vai voltar ano que vem. As atrações de 2014 de fato resumiram que nem sempre o bom tem que sair caro e que o próximo ano promete.

Compartilhe

Comente

Leia também