Festival do Cambuci reúne três mil visitantes

Ribeirão Pires promoveu, no último final de semana, a quarta edição do Festival do Cambuci da cidade. Com a presença de produtores locais e de municípios que integram a Rota do fruto, cerca de três mil pessoas conferiram de perto atrações gastronômicas e programação cultural gratuita durante o evento, realizado no Paço Municipal.

David Rodrigues prestigiou a festa acompanhado de sua esposa e dos filhos.

Evento integra calendário da Prefeitura

Moradores há um ano da cidade, (bairro Santa Luzia), a família visitou pela primeira vez o Festival e provou o cambuci, fruto que ainda não conheciam. “Achei (o evento) bem diferente. A cidade tem sempre muitas atrações e é legal para virmos”, disse David, que aprovou o sorvete feito com o fruto.

Entre os expositores do Festival está Helena Santana, representante do município de Paraibuna. O chalé da cidade apresentou o trabalho de seis produtores – cachaças, geleias, biscoitos, paçocas, sabonetes e aromatizadores feitos à base de cambuci. A produtora – que há dois anos se dedica à produção do fruto e que gera parte de sua renda familiar – aprovou esta edição do evento. “Recebemos público mais familiar, mais adulto e, para nós, isso faz muita diferença, porque eles levam de tudo”, contou Helena, que informou que em apenas cinco horas da festa superou as vendas de três dias do evento no ano anterior.

“Neste ano, o Festival do Cambuci ganhou novo formato para contemplar o público familiar, que busca opções de passeio. O evento cumpre a missão de movimentar a cidade, criar novas opções de lazer, além de resgatar e valorizar a produção do cambuci, fruto de nossas matas que tem importante papel na geração de renda local. Estamos apoiando os produtores e, ao mesmo tempo, estimulando este importante atrativo para moradores e visitantes de nosso município”, avaliou o prefeito de Ribeirão, Kiko Teixeira.

Ribeirão Pires foi representada por produtores locais. Cleuza Maria de Sales Queiroz está entre os expositores desta edição e participa deste o primeiro ano do Festival. Com 16 pés do cambuci no terreno de sua residência, a produtora conta que, ao longo dos anos no evento, aumentou a venda de seus produtos. “No primeiro ano usei 200 quilos de cambuci. No segundo, passei para 500. Nesse ano, superei 800 quilos”, observou. “Este é um fruto de nossa cidade e precisa ser divulgado”, avaliou Cleuza.

A produtora também participa de curso de capacitação para o turismo promovido pela Prefeitura por meio do Senac/SP. Grupo formado por gestores públicos, representantes da sociedade civil e empreendedores locais está sendo preparado para a elaboração do Plano Municipal de Turismo de Ribeirão. “O cambuci está inserido em nossas discussões e no planejamento turístico, especialmente por meio da realização do Festival”, explicou Helena.

Entre as opções gastronômicas feitas à base do cambuci estão temperos, patês, antepastos, geleias, sorvetes, mousses, cachaças e licores.

Compartilhe

Comente

Leia também