Festa de Santo Antônio une religião e cultura

42ª edição do evento tradicional reuniu multidão

Nos dias 13, 16 e 17, Ribeirão Pires celebrou a 42ª edição da tradicional Festa de Santo Antônio, organizada pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima, da Vila Sueli, com o apoio da Prefeitura. O evento aconteceu no Mirante Santo Antônio, um dos principais pontos turísticos da cidade que recentemente ganhou novo atrativo – a Via Crucis com peças artesanais em mosaico.

A programação cultural contou com apresentação dos alunos da Escola Municipal de Dança e da E.M. Maria Siqueira de Paula. A programação também contou com shows das bandas Inspirasamba e Maria Lua, típica de forró e baião, com dança no estilo quadrilha, que encerrou as atividades no sábado. No domingo, foi a vez da banda Siderais e da banda country West Rocky. Mesmo com o frio intenso, muitos visitantes curtiram a festa.

Dentro da programação cultural e religiosa, visitantes puderam contemplar a escadaria da Via Crucis, entregue pela atual gestão durante o mês de março, em celebração ao aniversário da Estância. A Via Crucis é composta por quinze paineis em mosaico bizantino e ilustram o caminho percorrido por Jesus Cristo desde Pretório até o Calvário. As obras, feitas sob supervisão da artista Silvana Luz, era pedido antigo das comunidades católicas do município. No primeiro dia da Festa de Santo Antônio (13), fiéis percorreram a Via Crucis em procissão até o alto do Mirante, onde foi celebrada missa campal.

Os visitantes também puderam curtir comidas típicas desta época do ano, como o tradicional bolo de Santo Antônio, além de caldos, lanches, bebidas quentes e frias, pastel, doces, crepe, tapioca, chocolates, milho e derivados, disponibilizados em dez chalés dispostos no evento.

A Festa de Santo Antônio é evento religioso e cultural que integra o calendário oficial da Estância. “Ribeirão Pires celebra a 42ª Festa de Santo Antônio mantendo vivas as tradições do município e de seu povo. Muito mais do que importante espaço para a manifestação cultural, o evento é opção de lazer e entretenimento para famílias da cidade e de toda a região. Neste ano, além de todos os atrativos como a capela de Santo Antônio, a vista do alto do mirante, a programação cultural e as opções gastronômicas, os visitantes conferem a belíssima via crucis, inaugurada em março”, disse o prefeito de Ribeirão Pires, Kiko Teixeira, que participou da abertura da Festa.

Compartilhe

Comente

Leia também