Família D’Orto abre mão de locação para manter creche municipal aberta no Jardim Aprazível

Na última segunda-feira (27) moradores do Jardim Aprazível em Ouro Fino protestaram contra o fechamento da creche municipal Mercedes D’Orto, que causará a transferência de aproximadamente 62 alunos para a creche Sol Nascente que será inaugurada esta semana.

Foto: Luis Carlos Nunes

Moradores cobram manutenção da creche Mercedes D’Orto

Durante a Tribuna Livre da última sessão da Câmara (realizada na terça, 28), a presidente da Associação de Moradores do Jardim Aprazível, Dulceli Batista, externou a insatisfação dos moradores da região, cogitando até mesmo uma ocupação para evitar o fechamento da instituição. “Na creche há crianças de 6 meses a 4 anos, e não há um transporte escolar adequado com cadeirinhas, monitores e o que se faz necessário para transportá-las. Além disso, a creche é nosso único benefício no bairro”, explicou.

Para a Presidente da Associação dos Moradores, para uma mãe ir até a creche do Sol Nascente irá gastar muito com passagem dentro do bairro; “só no nosso bairro tem seis mães para ganhar bebê e todas elas trabalham e vão precisar da creche. Se você fizer a conta daqui seis meses, essas crianças vão nascer e não vão ter onde ficar. Além disso, não temos uma integração fora da rodoviária, o que vai levar as pessoas a pagar duas ou mais passagens dentro do bairro”.

A comunidade fez um abaixo-assinado com mais de 400 assinaturas, protocolado no Ministério Público que visa a obtenção de uma liminar que poderá impedir o fechamento da creche no próximo sábado (2).

Em entrevista ao Mais Notícias, um representante da família D’Orto, proprietária do imóvel, afirmou que aceitaria “uma redução ou até mesmo uma isenção do valor da locação”. A equipe de reportagem do Mais Notícias entrou em contato com a Prefeitura, que, em nota, informou que, até o momento, a decisão está mantida por que “a Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia realizou uma pesquisa onde foi constatado que a maioria dos alunos da Escola Municipal Mercedes D’Orto são moradores do Km4, sendo assim, serão remanejados para a Escola Municipal Professora Edir Maria de Oliveira, no Sol Nascente e irá atender cerca de 180 alunos”. Entretanto, ainda há chances de a creche permanecer aberta, uma vez que, a respeito da proposta de renegociação do valor da locação, a Administração Municipal afirmou não ter recebido uma oferta oficial e que “assim que tal proposta for formalizada será estudada”.

Moradores acampam por manutenção de creche

Moradores acampam por manutenção de creche

Na noite de ontem, durante o fechamento desta edição do Mais Notícias, recebemos a informação de que um grupo de moradores do Jardim Aprazível acampou em frente ao novo prédio como forma de protesto (foto ao lado). Segundo informações do Repórter ABC, eles pretendem ficar no local até que o prefeito Saulo Benevides reveja sua decisão. Continuaremos acompanhando o caso.

Compartilhe

Comente

Leia também