Falta de segurança! E eu com isso?!

Já há algum tempo nossa cidade não é tão pacata como outrora. Tem sido comum ocorrências de furtos e roubos* de veículos e residências. Como não podemos nem devemos cruzar os braços e achar tudo normal, temos que fazer algo. É bom instalar alarmes, fazer seguro residencial e cobrar providências das autoridades. E além disso, o que fazer? Comecemos por freqüentar as reuniões mensais do Conseg que acontecem toda primeira quarta-feira do mês na Câmara de Vereadores de Ribeirão Pires, que fica na Rua João Domingues Oliveira nº 12, Centro, a partir das 19 horas.

Veja no site www.conseg.sp.gov.br: “Os CONSEGs são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais. Cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança. As reuniões ordinárias de cada Conselho são mensais, realizadas normalmente no período noturno, em imóveis de uso comunitário, segundo uma agenda definida por período anual. A Secretaria de Segurança Pública tem como representantes, em cada CONSEG, o Comandante da Polícia Militar da área e o Delegado de Polícia Titular do correspondente Distrito Policial. Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os CONSEGs representam, hoje, a mais ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil”.

O CONSEG – Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança é ligado à Secretaria de Segurança Pública, à Polícia Civil, à Polícia Militar e à Polícia Científica. Esta última, popularmente chamada de polícia técnica, é quem cuida da colheita de prova no local da ocorrência, para tentar identificar o criminoso, providência muito importante para prevenir práticas idênticas e melhorar o bem estar geral. A segurança de todos também é de nossa conta. Vamos botar a boca no trombone! Vá você também ao Conseg!

JOSENITO BARROS MEIRA é advogado,

milita na área cível, trabalhista e desportiva.

Email: [email protected]

(*) Roubo = furto + violência.

Compartilhe

Comente

Leia também