Exercite o respeito no trânsito, atravesse na faixa de pedestre

Motoristas e pedestres conscientes reduzem o número de mortes no trânsito

Devido aos altos incidentes de violência no trânsito, em 2011 o Estado de São Paulo desenvolveu campanhas para estimular o respeito à faixa de pedestres, e também a conscientização dos motoristas.

Assim como São Paulo, outras cidades também acolheram a ideia e começaram a desempenhar ações para chamar a atenção de condutores e pedestres. O objetivo é a redução de mortes causadas pelos acidentes de trânsito.

O respeito deve ser de ambas as partes, já que os pedestres que não respeitam a sinalização também devem ser instruídos. O motorista por sua vez, também deve ficar atento nas vias, respeitar o limite de velocidade e conceder sempre que possível à passagem segura do pedestre.

A atenção deve ser redobrada em vias sem semáforos, a dica é verificar com atenção antes de atravessar, faço o sinal com o braço para o motorista indicando a travessia. Também deve ficar claro que o desrespeito à faixa é infração gravíssima, multa de R$ 191,54 e sete pontos na habilitação segundo o Código Brasileiro de Trânsito.

O sinal positivo é a redução das mortes, segundo dados da pesquisa realizada pela Engenharia de Tráfego (CET) em setembro do ano passado o balanço revelou que houve a redução nos óbitos de pedestre na cidade São Paulo a queda foi de 28,3%. Para comparação da estatística, em 2005 no mesmo período morreram 371 pedestres no trânsito paulistano, já em 2012 foram 266 mortes.

Outro dado apontado é em relação aos acidentes de trânsito, na capital paulista verifica-se queda de 15,4%. Em números absolutos, esse percentual corresponde a 110 vidas poupadas. Em 2012, até o mês de junho, foram 604 mortes no trânsito paulistano. Esse número é valido para pedestres, motoristas e passageiros, motociclistas e ciclistas, contra 714 falecimentos registrados em igual período de 2005.

Diante da mobilização, os munícipes não ficaram atrás e puderam participar das ações realizadas pelo Grupo de Trabalho Mobilidade (GTM), em outubro do ano passado foram realizadas performances bem-humoradas em cruzamentos ou vias consideradas de grande movimento.

Na cidade de Ribeirão Pires, a sinalização foi reforçada. No site da Prefeitura consta reforço nas cores das faixas de pedestres, melhorando a visibilidade como na Rua Boa Vista próximo à Vila do Doce e à Praça Central, e em dois pontos da Rua Capitão José Gallo, destacando o local da travessia para o terminal rodoviário e para a estação de trem. São atitudes simples, que valorizam a vida.

Compartilhe

Comente

Leia também