Ex-vereador comenta sobre a implantação da República Portuguesa

A implantação da República Portuguesa, segundo o ex-vereador e atual secretário da Junta de Serviço Militar em Ribeirão Pires, Jacinto da Silva Ferreira, ocorreu como resultado de um golpe de Estado organizado pelo Partido Republicano Português que, no dia 05 de outubro de 1910, destituiu a monarquia constitucional e implantou o regime republicano em Portugal. O ato foi proclamado às 9 horas da manhã do dia seguinte da varanda dos Paços do Conselho de Lisboa.

Jacinto: respeito e amor pela Pátria

Ainda segundo ele, após a revolução, um governo provisório, chefiado por Teófilo Braga, dirigiu os destinos do País até a aprovação da Constituição de 1911, que deu início à Primeira República. Entre outras mudanças, com a implantação da República, foram substituídos os símbolos nacionais: o Hino à Bandeira. O movimento revolucionário de 05 de outubro de 1910 deu-se na sequência da ação doutrinária e política que, desde que foi criado em 1876, o Partido Republicano Português (PRP) foi desenvolvido com o objetivo de derrubar o regime monárquico.

A 1º de fevereiro de 1908, quando regressavam a Lisboa, vindos da Vila Viçosa, no Alentejo, onde haviam passado a temporada de caça, o rei D. Carlos e o príncipe herdeiro Luís Felipe foram assassinados em plena Praça do Comércio. Assumiu o seu lugar D. Manuel II. O rei decidiu embarcar para o Porto, mas, por falta de segurança, se exilou em Gibraltar, onde viveu o resto dos seus dias. No dia 05 de outubro de 1910, dia da implantação da República, o presidente do Brasil, Hermes da Fonseca, em escala em Lisboa, testemunhou a revolução a bordo do couraçado São Paulo, ancorado no cais. “Naquele dia, às 11 horas, foi proclamada a República de Portugal na sala nobre dos Paços do município de Lisboa, depois de terminado o movimento da revolução nacional, constituindo-se, imediatamente, o governo provisório, na Presidência do Dr. Joaquim Teófilo Braga. E assim nasceu a República Portuguesa”, comenta Jacinto.

Compartilhe

Comente

Leia também