Estudo coloca Ribeirão Pires entre as cidades mais pacíficas do País

Ribeirão Pires está entre as cem cidades mais pacíficas do país, aparecendo na 71ª posição, segundo o Atlas da Violência 2017 em pesquisa realizada pelo Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. O estudo analisa os dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde, e utiliza também informações de registros policiais publicadas no 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do FBSP. Os dados foram detalhados por regiões, Unidades da Federação e municípios com mais de 100 mil habitantes.

Para listar os municípios potencialmente mais violentos e menos violentos do Brasil, o estudo considerou as mortes por agressão (homicídio) e as mortes violentas por causa indeterminada (MVCI). Em toda região do ABC, Ribeirão Pires está atrás apenas de São Caetano do Sul, que aparece em 34º lugar. A cidade com menor índice de violência, segundo a pesquisa é Jaguará do Sul, em Santa Catarina. O ranqueamento apresenta o resultado para o total de 304 municípios.

Os dados apresentados na pesquisa indicam que a região do Grande ABC necessita de efetivas ações de segurança para a melhoria da situação de todas as cidades da região. Ribeirão Pires já efetua ações integradas de segurança executadas pela Secretaria de Segurança Pública do município em parceria com a Secretaria de Transporte e Trânsito, Polícia Civil e Polícia Militar, desde o início do ano.

Para o secretário de Segurança Pública da cidade, Coronel José Luís Martins Navarro, a valorização e qualificação do profissional e o investimento em equipamentos, também foram realizações desta gestão que contribuíram para a melhora na segurança. “Todo o trabalho que realizamos é para trazer de volta à população ribeirãopirense a sensação de segurança”, explica Navarro. “Com as ações integradas, que têm agido constantemente, queremos a presença maciça das tropas nas ruas”, conclui.

Compartilhe

Comente

Leia também