Está cada vez mais difícil fazer jornalismo isento

Por Gazeta

A boa matéria escrita por um bom jornalista pressupões narrar os fatos após apura-los e dar a devida “moldura” ao quadro pintado (escrito). Apresentar vários pontos de vista em uma matéria, analisada de óticas diferentes, não necessariamente implica na obrigatoriedade de ouvir cada uma das partes envolvidas – criando um falso equilíbrio – visando evitar um desgaste com os personagens objeto da matéria.

Ao produzir a matéria independentemente das consequências políticas ou comerciais, o repórter seguirá o roteiro traçado, ainda que prejudique a carreira de um político ou partido, mesmo que seja o de sua preferencia pessoal. O verdadeiro jornalista, apoiado por seu editor, deve publicar uma notícia verdadeira acima de vantagens político-partidárias ou pessoais, custe o que custar.

As dificuldades econômicas dos meios de comunicação atuais é preocupante e tem levado mídias respeitáveis a trocar a isenção por recursos. Mesmo assim, seus jornalistas com feroz lealdade a seus ideais que batem insistentemente na porta de sua consciência, formam uma força da qual seus opositores não podem escapar.

A manutenção da liberdade de pensamento e expressão, livre do cerco do poder político-econômico na imprensa local, tem sido o objetivo primeiro do nosso trabalho nos últimos 14 anos.

 

Compartilhe

Comente

Leia também