Esquecido, Dia da Bandeira, é celebrado em 19 de novembro

No dia 19 de novembro é comemorado o Dia da Bandeira, importante data que está sendo esquecida ano após ano. Antigamente, este dia era comemorado em escolas, órgãos governamentais, clubes e outros locais públicos, o momento em que homenageávamos o símbolo que representa nossa pátria.

A data foi criada em 1889 através do decreto lei número 4. Como nossa bandeira foi instituída apenas quatro dias após a Proclamação da República, comemoramos em 19 de novembro o Dia da Bandeira.

Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira desenhada por Jean Baptiste Debret, que representava o império, foi substituída pelo desenho de Décio Vilares. A substituição da bandeira imperial por uma bandeira republicana representa as mudanças que o Brasil passava naquele momento na forma de governo e de governar, que migrou do regime imperial para uma república federativa.

Curiosidades sobre a bandeira


– Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar no topo do mastro e a última a descer.

– Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.

– Caso a bandeira fique hasteada no período noturno, ela deve ser iluminada.

Compartilhe