Escolinhas de futebol de Ribeirão contam com bolsa de estudos

Muitas crianças e jovens têm um sonho em particular: Ser jogador de futebol. Mas, para que o sonho se torne realidade, eles precisam (geralmente) passar pelas escolas de futebol que existem em várias partes do país. O problema é que, dadas as condições financeiras de muitas famílias brasileiras – que são carentes -, essas instituições oferecem bolsas de estudos para crianças e adolescentes que se encontram nessa condição.

Escola do São Caetano é uma que oferece o serviço / FOTO: Divulgação

Escola do São Caetano é uma que oferece o serviço / FOTO: Divulgação

Em Ribeirão Pires, o jovem tem duas opções de escolinhas: A A.D. São Caetano, do clube de nome homônimo e a Chute Inicial, do Corinthians. A do São Caetano está há mais de 10 anos na cidade e trabalha com jovens de quatro até 17 anos. A estrutura da escolinha conta com três quadras e eles oferecem bolsas de estudos para alunos que não conseguem arcar com os custos. “Estamos preocupados com a formação do caráter dos jovens, ser profissional é o objetivo da maioria, mas antes temos que formar um cidadão de bem”, diz Miguel Barbosa, coordenador do núcleo.

Já a Chute Inicial está há 15 anos em Ribeirão e trabalha com jovens entre cinco e 17 anos. O coordenador da escola, Rangel, conta que o Corinthians disponibiliza 10 bolsas, sendo que, atualmente, quatro estão disponíveis. Além disse, ele fala que eles fazem um amplo trabalho de pesquisa.

“Procuramos saber se a família realmente não tem condições. Ao ser comprovado, nós pedimos os boletins escolares do jovem todos os meses e também ligamos para sua casa, para saber de seu comportamento com os pais”. Os alunos das redes Municipal e Estadual são beneficiados. Eles treinam um mês na escola antes de serem aprovados ou não. Dois alunos que saíram desse programa estão hoje em equipes profissionais. Um está no Mauaense-SP, enquanto que o outro está no São José-RS.

Aqueles que têm interesse em saber mais sobre esse programa e outras informações sobre as escolinhas podem entrar em contato: A.D. São Caetano: Rua Renato Andreolli, 36 (próximo ao Hospital São Lucas). Telefones: 4823-7239/97326-0364. E-mail: [email protected]. Chute Inicial Corinthians: Rua Miguel Prisco, 461, Centro. Telefone: 4824-4567. E-mail: [email protected].

Compartilhe

Comente

Leia também