Equipamento cedido pela ACIARP ajuda a salvar acervo histórico de Ribeirão Pires

Recentemente, Ribeirão Pires recebeu um auxílio que pode salvar a memória e resgatar a história da cidade: a cessão de um conversor digital de negativos 35mm e slides, equipamento que irá proporcionar a restauração do acervo fotográfico com imagens que contam a história de Ribeirão Pires.

Acervo em fotos e negativos está sendo digitalizado

Acervo em fotos e negativos está sendo digitalizado

O equipamento foi adquirido pela ACIARP (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires e cedido para uso do CATP (Centro de Apoio Técnico ao Patrimônio) que, desta forma, torna possível a conversão de aproximadamente 15 mil registros fotográficos para o formato digital. Vale ressaltar que muitas delas estão ainda em negativo, o que poderia causar sua perda e, com o conversor, as imagens ficarão eternizadas. Muitas fotos estavam dadas como perdidas e foram recuperadas garças a esta parceria.

O equipamento, específico para este tipo de processo, agiliza o processo, fazendo a revelação em cerca de 5 segundos por foto, um ganho imenso em relação ao processo anterior, feito por meio de scanner em que para capturar cada foto, era gasto ao menos um minuto. Em uma conta grossa (sem contar trocas e preparação de equipamento, gravação do arquivo, etc), seriam 250 horas ininterruptas de trabalho para digitalizar todo o acervo. Com o novo equipamento, o tempo cairia para cerca de 21 horas nas mesmas condições.

O delicado trabalho está a cargo das equipes do Centro de Documentação Histórica (CDH) e Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia de Ribeirão Pires. Até o momento, foram digitalizadas exatas 2.221 fotos, sendo cerca de 1000 fotos antigas em preto e branco que estavam em papel e eram consideradas como de alto risco de perda.

“Deixo meus agradecimentos ao presidente da ACIARP, Marcelo Dias Menato, que prontamente apoiou o projeto e ao publicitário Márcio Marques, que articulou o apoio entre as partes. Um agradecimento adicional à secretária Dalva Sensato”, afirmou Marcílio Duarte, secretário adjunto de Cultura.

Marcelo Menato, presidente da ACIARP, comentou a cessão do equipamento: “considero de fundamental importância a manutenção deste acervo, afinal de contas estamos falando da história da cidade de Ribeirão Pires. Por isso, apoiamos e incentivamos esta iniciativa”. Todo o material já está organizado de acordo com o padrão IPTC (International Press Telecommunications Council) responsável pelos padrões de cadastro de mídias no mundo todo e está disponível na Internet.

Compartilhe

Comente

Leia também