Encontro em Ribeirão Pires finaliza discussões do PPA Regional

Presidente do Consórcio, Luiz Marinho abriu o evento

Na noite da última terça, o Consórcio ABC promoveu, no Teatro Municipal Euclides Menato, a sétima e última plenária aberta à população para a elaboração do Plano Plurianual que será elaborado para período entre 2014 e 2017, que contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas.

O documento é uma ação conjunta entre as sete prefeituras e irá nortear os investimentos que serão feitos na região durante o período. Durante todo o mês de setembro e o primeiro dia de outubro, os prefeitos da região estiveram nas cidades colhendo sugestões da população que comparecia ao evento e participava de mesas de discussão sob os temas Infraestrutura Regional, Desenvolvimento Urbano e qualidade da Gestão Ambiental, Desenvolvimento Econômico Regional, além de Inclusão Social e Direitos Humanos.

Na abertura, o prefeito de Ribeirão Pires, Saulo Benevides, ressaltou a importância do encontro: “Os sete municípios têm um vínculo muito grande, quase não conseguimos identificar nossas divisas. Vamos nos empenhar cada vez mais para, junto com o Consórcio, resolvermos as demandas regionais”. O presidente do Consórcio, Luiz Marinho, ressaltou conquistas, como verbas do PAC conjuntas para a região, citando a polêmica a respeito das verbas do PAC2 e aproveitou para ressaltar que está “trabalhando junto com Saulo e os outros prefeitos para conseguir mais verbas para a região”, além disso, ressaltou que o Consórcio “busca uma formatação regional”, “projetos para melhora da vida da nossa população”. Foram apresentadas propostas como a implantação de um novo campus da UFABC e coleta seletiva de lixo integrada, entre outras. Ao final das discussões nos grupos de trabalho, o evento foi aberto para questionamentos diversos da população que variaram desde a situação da Avenida dos Estados até temas locais, respondidas pelos prefeitos.

“Há questões regionais que interessam ao município, como a Saúde, que quando apresentadas pelo Consórcio, o Governo Federal vê de outra forma”, explicou Saulo, ressaltando a importância da união entre as cidades. “Todas as sugestões serão consolidadas em um documento que será lançado em dezembro, o PPA Regional para os quatro anos seguintes”, afirmou o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo Luiz Marinho, antes de concluir: “a participação da população é muito importante. Erra o gestor que tenta resolver as coisas sozinho. É preciso envolver a população que deseja colaborar”.

Compartilhe

Comente

Leia também