Empresa é contratada e viaduto começa a sair do papel

Na última semana, a Prefeitura de Ribeirão Pires confirmou a contratação da empresa que será responsável pela construção de uma antiga demanda da população: a construção do viaduto que irá interligar as partes alta e baixa da cidade, hoje feita apenas pelos extremos, no caso a Ponte Seca, sob a linha de trens, ou a Ponte da Vila Ema, no Jardim Mirante, o que gera grandes deslocamentos pelos moradores do Centro Alto e imediações. Esta demanda, aliás, vem desde o século passado, quando a passagem de nível existente na Estação Ferroviária foi fechada definitivamente para a passagem de veículos.

Obra fará a interligação entre o Centro Alto e o Centro da cidade

Obra fará a interligação entre o Centro Alto e o Centro da cidade

De lá para cá, diversos projetos (e maquetes) foram apresentados sem, contudo, sair do papel. Houve até mesmo a intenção de se construir um túnel que sairia da Avenida Santo André e desembocaria na Avenida Brasil. Agora tudo indica que a iniciativa irá sair do campo das ideias e, enfim ganhar corpo.

“O contrato do viaduto tem valor de R$ 55 milhões. Mais um grande projeto nosso. Lembro que era criança e já se falava nisso e nós conquistamos o recurso. Já licitamos e assinamos o contrato, falta apenas a liberação do Ministério e da Caixa”, afirmou o prefeito Saulo Benevides ao Mais Notícias. A obra será erguida com recursos da União, por meio do PAC Mobilidade.

A obra será erguida na altura do Morro Santo Antônio, no Jardim Mirante, ligando a Avenida Humberto de Campos à Capitão José Gallo e Prefeito Valdírio Prisco passando sobre a linha férrea da CPTM. Com a obra, estima-se que os motoristas “economizem” cerca de 1,5 km por viagem, uma vez que o trecho para travessia de um lado a outro será reduzido. Os ônibus, que também farão uso da intervenção, devem economizar, juntos, cerca de 480 km diários e uma redução que pode chegar a 25 minutos no tempo de viagem.

Viário soferá mudanças

Além do viaduto, também serão feitas mudanças no viário do entorno – até por conta da obra do Shopping. O secretário de obras José Carlos Agnelo explica que “os recursos federais serão utilizados tanto na construção do viaduto quanto nos serviços de adequação do sistema viário e na padronização de passeios com acessibilidade, mobiliário, sinalização e iluminação”.

“A parte da Prefeitura foi feita e o dinheiro está garantido pelo ministro Kassab. A partir do momento em que o convenio é assinado o dinheiro pode até demorar um pouco, mas chega com certeza”, completa o prefeito Saulo Benevides.

A partir do momento em que a obra iniciar, o prazo para conclusão será de 18 meses.

Compartilhe

Comente

Leia também