Em um ano, sinal de TV analógico será desligado em Ribeirão e Rio Grande

Nessa semana se iniciou o prazo de 12 meses para finalizar o processo de migração das transmissões analógicas para um novo padrão, melhor e mais moderno: o digital. A Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV (EAD) informa que, em maio de 2016, apenas o sinal digital estará disponível em diversas cidades, inclusive em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

 Conversor digital ou nova TV será indispensável

Conversor digital ou nova TV será indispensável

Desta maneira, o sistema de TV fica alinhado com os de outros países, como Estados Unidos e Reino Unido. Durante o período de transição, os telespectadores da região que ainda assistam TV com sinal analógico, passarão a ver em suas telas um sinal indicativo com a letra “A” três vezes ao dia. Conforme a proximidade do prazo para a migração do sinal, a quantidade de inserções aumentará, mostrando o tempo restante para realização da mudança. A partir de março de 2016, dois meses antes do prazo, a indicação estará fixa na tela. Ao final do período, apenas o sinal digital estará disponível.

Desta maneira, todos deverão trocar seus televisores ou adquirir um conversor digital para continuar a receber a programação da TV aberta em suas residências. Famílias cadastradas no Bolsa Família receberão um kit, com antena, conversor e controle remoto.

Desta forma, todos poderão usufruir dos benefícios do sistema digital de TV que, além do sinal sem interferências, possui qualidade superior de imagem e som e a possibilidade de recursos interativos, com conteúdos adicionais à grade oferecida pelas emissoras.

São Paulo, Rio Verde (GO) e Distrito Federal e municípios próximos já iniciaram a fase de mudança. A nova fase, além de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra também atingirá as cidades de Arujá, Barueri, Biritiba-Mirim, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu-Guaçu, Embu, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, PoáSantana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Paulo, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista. Até 2018, todas as cidades do país devem estar adaptadas ao novo sistema. Mais informações podem ser obtidas pelo portal informativo www.vocenatvdigital.com.br ou na Central de Atendimento 147.

 

Compartilhe

Comente

Leia também