Em Ribeirão, flutuador registra o pior índice de oxigênio na água da Represa Billings

No último dia 16, a TV Globo retomou o projeto do flutuador, que percorreu o Rio Tietê em 2009 medindo o nível de oxigênio de suas águas. Dessa vez, o equipamento vai verificar a situação de represas dos principais sistemas responsáveis por 90% do abastecimento de água da região metropolitana: Rio Grande, Guarapiranga, Cantareira e Alto Tietê. Os trabalhos devem durar dois meses e meio – com mais de 400 km percorridos.

Perto ao camping municipal, nível de oxigênio na água foi de 1,8 mg/l - índice considerado péssimo

O percurso teve início na Represa Billings, em São Bernardo do Campo. Na sexta-feira (19), o flutuador registrou o maior nível de oxigênio na água da Represa Billings até agora: 9,1 mg/l. Porém, também encontrou o mais baixo, perto ao camping municipal Milton Marinho de Moraes: 1,8 mg/l – índice considerado péssimo. No local, desembocam córregos que passam por dentro da cidade de Ribeirão Pires, um deles onde pelo menos mil casas não estão ligadas à rede de tratamento de esgoto.

Durante a análise em Ribeirão Pires, a expedição teve que ser interrompida por um momento.  Perto da Rodovia Índio Tibiriçá, o guardião do flutuador, Dan Robson, parou porque encontrou uma carcaça de carro. A Polícia Ambiental repassou para a base a informação do veículo encontrado. Foi registrada uma ocorrência na delegacia de Ribeirão Pires e será feita uma perícia no automóvel.

(Com informações do G1)

Compartilhe

Comente

Leia também