Em evento, alunos da FIRP discutem a história da região

Mauricio Tintori, Elzinha, Gabriel Maranhão e Kiko

Mauricio Tintori, Elzinha, Gabriel Maranhão e Kiko

Esta semana, a FIRP (Faculdades Integradas de Ribeirão Pires) sedia a Semana de História, evento em que os alunos discutem aspectos da região do Grande ABC, em especial de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, área de abrangência da Instituição de Ensino.

Dentre as mesas temáticas realizadas diariamente com a participação de estudantes de História, Pedagogia, Letras e Administração, inclui-se a realizada na última terça (17), abordando turismo, cultura, patrimônio e uso dos espaços urbanos, na qual estiveram presentes o prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, e o ex-prefeito da mesma cidade, Kiko Teixeira.

Após a abertura realizada pelos docentes Maurício Tintori, que ressaltou a importância da FIRP para a região, e Elza da Silva Carlos, a Elzinha, Maranhão abriu os trabalhos abordando os recursos naturais da cidade e as oportunidades trazidas pela preservação dos pontos turístico-históricos, como as biquinhas e a estação de trens e também de novos que estão em implantação, como o Parque Linear.

Kiko, que foi presidente do Consórcio ABC e da Agência de Desenvolvimento do ABC, falou sobre as funções da entidade e também da importância delas para o desenvolvimento das cidades da região e também sobre curiosidades históricas como o fato de que as pedras do calçamento original da Avenida Paulista foram extraídas de Rio Grande da Serra. Ao final, os alunos puderam fazer perguntas sobre o tema.

Esta semana, ainda serão discutidas a Importância da FIRP na Região e da Fábrica de Sal. Além de Kiko e Maranhão, estiveram presentes a Professora Marilza, que além de docente da FIRP é vice-prefeita de Rio Grande e o vereador Gabriel Eid Roncon. Os prefeitos de Ribeirão Pires, Saulo Benevides, e de Mauá, Donisete Braga, foram convidados, mas não compareceram.

Compartilhe

Comente

Leia também