Em debate, (quase todos os) candidatos a prefeito apresentam propostas

Debate foi realizado na última sexta

Debate foi realizado na última sexta

Na última sexta-feira (9), a UJS (União da Juventude Socialista) realizou Debate Eleitoral com os candidatos ao Paço Municipal de Ribeirão Pires. Estiveram presentes sete dos nove aspirantes à Prefeitura, tendo como ausentes o atual prefeito Saulo Benevides (PMDB) e Carlos Sacomani, o Banana (PSL).

Entre os temas debatidos, os principais assuntos foram o turismo, educação, saúde, meio ambiente, segurança, economia e gestão administrativa, com destaque para Renato Foresto (PT), Luís Carlos Grecco (PRB), Kiko (PSB) e Leo (PMB).

Dentre os candidatos, os únicos a não apresentar propostas em quase 3 horas de debate foram Dedé da Folha (PPS) que, nitidamente, foi ao debate com o fim de atacar Kiko – que foi citado por ele até mesmo em uma pergunta direcionada a candidata Leo. Lima (PSTU), por sua vez, atacou a todos os rivais. As ofensas resultaram em uma “chuva” de pedidos de direito de resposta, nem sempre concedidos – para protesto de candidatos e assessores.

Veja a seguir algumas das ideias apresentadas, divididas por setor.

Turismo

Entre as propostas apresentadas o candidato Renato Foresto (PT) defendeu a preservação da Fábrica de Sal, propondo que no local seja criado um centro de informações turísticas da cidade, além da valorização das festas tradicionais da cidade como a Festa do Pilar, Santo Antônio e o Festival do Chocolate. Já a candidata Leo Moura (PMB), afirmou que alavancar o turismo é essencial principalmente com a memória da Fábrica de Sal e a Casa do Artesão.

Rosana Figueiredo (Rede) informou que o projeto no turismo é a valorização dos Centros Históricos, como o a da Fábrica de Sal e do Pilar Velho e que irá fazer de Ribeirão a cidade das bicicletas como uma forma de turismo. Luiz Carlos Grecco (PRB) e Kiko Teixeira (PSB) ressaltaram a volta do Festival do Chocolate. Além disso Kiko destacou a restauração do Teatro Municipal Euclides Menato e do Camping. Enquanto Grecco explicou a criação da Fábrica da Cultura na cidade.

Saúde

Nesta parte, houve um embate quando o candidato Dedé da Folha (PPS) acusou Kiko de falta de gestão na saúde em Rio Grande da Serra. Kiko se defendeu afirmando que a saúde do município vizinho foi humanizada, e que, “diferente de Ribeirão Pires, em Rio Grande não falta dipirona”. Kiko ainda citou a polêmica da retirada da ação da chapa de Dedé contra Saulo, citando alguns cargos que foram ocupados por pessoas ligadas ao PPS (partido de Dedé) no início da Gestão Saulo. Além disso, Kiko propôs a ampliação do horário de atendimento das UBS (Unidades Básicas de Saúde), tirando, desta maneira, a sobrecarga da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) aos finais de semana e fora do horário comercial. Grecco relembrou a criação do Hospital e Maternidade São Lucas, projeto realizado em sua gestão como Prefeito, e ressaltou a atual falta de equipamentos nos postos de atendimento à saúde. “Hoje, há meio médico para 1.000 habitantes, temos que fazer uma cidade saudável”, afirmou Grecco.

Já o candidato José Lima (PSTU), que integra o Conselho Municipal de Saúde, classificou a Santa Casa de Ribeirão Pires como “fantasma” por não realizar atendimento a contento para a população. Já Rosana Figueirdo ressaltou a importância da conclusão do Hospital Municipal da Santa Luzia, “Ribeirão tem que ter políticas de prevenção e mais assistência para a população”.

Educação

Foresto destacou que o índice do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da rede municipal de ensino divulgado recentemente (6.3) ficou abaixo da média definida pelo Ministério da Educação (6.4), além de apresentar ideias para promover a profissionalização dos professores e a inclusão. “Vamos trabalhar para a inclusão de crianças deficientes e dos professores com a comunidade”, ressaltou Foresto. Leo frisou a importância do investimento nos alunos da rede municipal, “quando fui secretária da Educação me criticaram por investir R$ 600 por aluno, mas se eu tivesse R$ 10.000 eu investiria ainda mais nos alunos”.

Grecco, por sua vez, propôs retomar a creche 24h, e destacou sua importância para as mães que trabalham durante a noite e não tem com quem deixar seus filhos. O candidato do PRB ainda falou sobre a necessidade de aumentar o número de vagas nas creches: “a demanda aumentou, porém, o número de vagas não, temos que rever isso”.

Meio Ambiente

Para Leo deveriam ser criados biodigestores nas regiões mais afastadas como o Jardim Caçula: “desta forma o gás produzido por meio do lixo serviria de fonte de energia para a iluminação nas ruas”. Grecco cobrou uma posição do governo sobre o que está sendo feito em relação as matas, a preservação da represa Billings e as leis de mananciais.

Foresto, por sua vez, defendeu a mudança de postura em relação a SABESP quanto ao destino do esgoto, que é pago mensalmente, mas é despejado nos rios sem o tratamento específico. Além disso, Renato afirmou que as riquezas naturais da cidade podem ser utilizadas como fonte de renda para o turismo.

Segurança

Lima criticou a GCM (Guarda Civil Municipal), classificando-a como “armada e truculenta”, e sugeriu a criação de uma força especializada para a defesa do cidadão. Já Leo ressaltou que é preciso cobrar o aumento efetivo da GCM, além da defesa do aumento salarial para a classe.

Transporte Público

O candidato Renato Foresto criticou o monopólio do transporte público na cidade, “o chiqueirinho (integração na Rodoviária) é uma vergonha para a população que fica mais de 40 minutos esperando o ônibus”. Foresto ainda ressaltou que falta um sistema de integração na cidade. Em contraponto, Rosana Figueiredo destacou uma nova ideia para mobilidade urbana, a de “fazer bicicletários espalhados na cidade, para que o cidadão deixe o carro em casa e tenha um local seguro para deixar a bicicleta quando vai pegar o trem”.

Gestão Administrativa

Para Kiko, falta transparência na administração do atual, “nós não sabemos como estão as contas da cidade porque o portal da transparência não tem nada de transparente”. Kiko também ressaltou o déficit orçamentário da cidade e propôs a realização de uma auditoria completa nos contratos e contas da Prefeitura. Já Rosana criticou a falta de planejamento do Prefeito Saulo, como a inaugurações sem a finalização das obras.

Foresto criticou as compras municipais, destacando que, em seu governo, não haverá “carta marcada” nas licitações da cidade. Grecco, por fim, frisou a importância das verbas destinadas à cidade por meio Consórcio Intermunicipal do ABC, entidade da qual foi fundador.

No próximo dia 22 (quinta), será realizado o segundo – e último – debate entre os candidatos a prefeito de Ribeirão Pires, promovido pelo Diário de Ribeirão Pires.

Compartilhe

Comente

Leia também