Em busca de um feliz Ano-Novo

Fim do ano chegando, novo se aproximando, tempo de planejar e renovar as esperanças. 2011 vai começar muito bem – para os deputados, presidente, vice e ministros de Estado, já que foi pedido o regime de urgência para a tramitação do projeto que eleva para R$ 26,7 mil o salário dos “representantes do povo”. E aumento para nós, pobres mortais? Ah, sempre somos contemplados com reajustes também: de impostos, nas contas de necessidades básicas, na alimentação, nos remédios…

Os parlamentares têm justificativa na ponta da língua para o benefício em causa própria: “É um direito legal… O parlamentar dedica sua vida pública à sociedade, muitas vezes sacrificando sua vida pessoal”, disse um deputado do Mato Grosso do Sul. Vendo por essa ótica, também merecem “gordos” reajustes os garis, os médicos, os professores, os policiais que também sacrificam suas vidas (e aqui não estamos nos referindo a tempo, como o deputado, mas sim à integridade física), enfim, se o mérito é para quem trabalha muito pela sociedade, tem gente, e muita gente merecendo um salário condizente com as funções exercidas.

No ano que vem, alguns novos rostos no Congresso Nacional irão se juntar a figuras que já estão fazendo hora extra; sai Lula entra Dilma, ou seja, tudo indica que a situação política não mudará muita coisa. Mas precisa mudar. Um feliz Ano-Novo não depende apenas de ter tido um dinheirinho para comprar o celular mais moderno do mercado, um carro, ou renovar os eletrodomésticos no último Natal. O povo brasileiro precisa tomar uma atitude. Se temos poder de escolher quem queremos para olhar e fazer por mais de 190 milhões de pessoas, então significa que somos tão importantes no processo de governar a Nação quanto aqueles que tem a caneta na mão. Eles trabalham muito? Ótimo, então vamos cobrar a participação nos lucros desse trabalho, pois, pelo visto, dinheiro não é o problema. Se tem para aumentar em 61,8% o salário dos deputados e senadores, e em exorbitantes 133,9% no caso do presidente da República e seu vice, certamente há montante em caixa para investimentos na Saúde, Educação, Segurança, Infraestrutura…

Já tivemos participação em ‘impeachment’ de presidente, na Lei da Ficha Limpa e podemos muito mais, mas para isso, precisamos nos impor, indo em busca de respeito e de tudo a que temos direito. Aí sim, teremos um feliz Ano-Novo.

Compartilhe

Comente

Leia também