Economia doméstica para uma vida financeira saudável

Além dos cuidados com a casa e a família, as mulheres atentam-se também a outro detalhe: as finanças da casa, afinal, para uma vida harmoniosa, em harmonia as contas também devem estar.

Economia com medidas simples resulta em uma vida harmoniosa

E elas são várias: água, gás, luz, telefone, supermercado, feira e ainda tem os impostos, que não são poucos. Como controlar tudo isso para ter uma vida financeira saudável (e corpo e mente também, afinal, falta de dinheiro tira qualquer um do sério)? A economista doméstica Maria Madalena Pereira de Freitas Garcia dá as dicas. Confira.

Qual o 1º passo para tentar economizar os gastos domésticos?

A vida acontece enquanto fazemos planos para o futuro, assim, todo lar deve ser administrado como uma grande empresa. Devem-se reunir todos os membros da família e fazer um planejamento a curto, médio e longo prazo.

Como deve ser organizada a ida ao:

Supermercado – Antes de ir ao supermercado deve-se planejar para quantos dias vai comprar e o que pretende fazer nesses dias, assim, elaborar uma lista com os produtos e quantidades necessárias. Antes de sair de casa deve estar bem alimentado, se possível deixar as crianças com alguém, sempre levar calculadora e tomar cuidados com as promoções que, naquele momento parecem baratas, mas quando utilizamos dinheiro de cheque especial ou juros de cartões de créditos para pagá-las, vamos ver que saiu muito caro. Sempre verificar preço e quantidade da embalagem, este é um grande vilão. Verificar prazo de validade, composição dos alimentos e estar sempre atento ao planejamento já executado. Lembre-se que vida saudável tem que ser equilibrada, cuidado com o consumismo.

Feira – Ao ir a feira deve-se olhar a geladeira e fruteira para ver o que sobrou, e pensar o que pretende preparar naquela semana. De preferência fazer uma lista, procurar usar frutas e verduras da época que, além de mais baratas, são mais saborosas.

Shoppings e lojas – Ao ir ao shopping deve-se analisar: vai apenas para dar uma volta ou vou para comprar? Sempre que vou comprar algum produto, seja qual for, é necessário analisar se realmente vai utilizar, custo benefício e procurar sempre o melhor preço. Quando temos que economizar, é melhor não ficar muitas horas dentro de um shopping.

Dentro de casa, qual a melhor maneira de se planejar para o controle de contas de água, luz, gás e telefone?

Todos os membros devem estar envolvidos neste objetivo economizar. As roupas devem juntar uma quantidade de acordo com a capacidade da máquina para lavar, secar sempre ao sol e juntar também para passar de uma única vez – ligar e desligar o ferro gasta muita energia. O banho deve ser rápido e aqueles que estão em casa devem tomar banho antes das 16 horas, assim, a água da caixa ainda está numa temperatura mais aquecida, gastando, então, menos energia.

Lavar quintal sempre com água do enxágue das roupas; ensaboar uma boa quantidade de louça para depois enxaguá-las; manter sempre a válvula de descarga regulada.

Sempre que puder, dar preferência para a luz do dia – desligar as lâmpadas ao sair dos ambientes, desligar os eletro-eletrônicos quando não estiver em uso; evitar o uso

desnecessário de microondas;  sempre que possível deixar o alimento descongelar na geladeira.

Para economizar gás, deve-se preparar o que vai consumir;  sempre que possível tampar as panelas ,assim,  o aquecimento é mais rápido; utilizar o fogo baixo;  desligar o fogo um pouquinho antes do término e deixar a panela no fogão, assim o cozimento continua apenas com o calor. Ao usar o forno, aquecer apenas o tempo necessário para o cozimento conforme indica a receita.

Telefone usar apenas se necessário; procurar os horários em que as tarifas têm o menor preço. Hoje em dia, tem o computador, que você fala por meio de alguns programas e acaba saindo muito mais em conta. Custo benefício.

O que fazer com o cartão de crédito que, muitas vezes, é visto como um vilão?

O melhor é ter o menor número de cartão possível; evitar parcelamento em longo prazo; usar apenas em emergências. Quando começa a pagar apenas o valor mínimo, tome cuidado, porque vira uma bola de neve.

E os momentos de lazer como devem ser trabalhados?

Devemos unir o útil ao agradável. Procurar programas de baixo custo. Eles podem ser proporcionados até mesmo dentro de casa. Prepare uma sessão cinema, com pipoca e suco natural, estimule as crianças a pular corda, jogar bola no quintal, fazer piquenique. Quando escolher um lazer mais longe, leve os lanches de casa.

Qual o segredo para uma vida financeira saudável?

O segredo para uma vida financeira saudável é a união de todos os familiares envolvidos e comprometidos com os planos do futuro, vivendo cada necessidade, com vontade de crescer.

Compartilhe

Comente

Leia também