Dores nas costas? Siga algumas dicas e cuide-se melhor

Cuidar da postura é fundamental, e deve ser feito diariamente. Pensando no assunto, o Jornal Mais Notícias preparou algumas dicas, para os leitores cuidarem melhor da saúde dos seus ossos.

Mantenha sua postura correta e melhore seu dia

Os que trabalham em escritório, devem regular suas cadeiras logo pela manhã. Procure uma posição neutra e confortável, o que deve aliviar a pressão nos discos intervertebrais. A principal curvatura é a lombar, a que fica entre a metade das costas e a cintura, onde há a maior incidência de problemas.

Algumas cadeiras contam com um apoio lombar, o qual deve ser utilizado para firmar a coluna. Mantenha a região lombar sempre apoiada no encosto da cadeira ou em um suporte para as costas. Se não existir esse apoio, improvise. Use um cobertor enrolado, por exemplo.

Cuidados com a cabeça, pescoço e ombros também devem ser tomados. Permaneça em posição ereta, com ombros relaxados e alinhados com o topo ou centro da tela do monitor que, por sua vez, deve estar posicionando na mesma altura dos olhos. Para ajudar no posicionamento, procure manter uma distância de45 cma65 cm, mais ou menos de um braço.

Em relação aos braços, os cotovelos devem ser mantidos sempre junto ao corpo, ou seja, nem projetados para frente no caso esticados, e nem com os cotovelos erguidos. Inflamações nos ombros, cotovelos e punhos são consequências de mau posicionamento diante do computador. Utilize apoios de mouse e teclado, pois, eles mantêm o punho estável.

Para melhor circulação sanguínea das pernas, o ideal é manter a perna levemente esticada, o que também pode ser feito é utilizar o apoio de pernas. Evitar ficar com a perna dobrada ou se sentar sobre ela, isso mantém a circulação adequada.

Facilite seu dia, todos os objetos utilizados devem estar ao seu alcance, mas sem comprometer seu espaço. Caso seja necessário escrever enquanto está diante do computador afaste o teclado evitando posicionamento errado dos pulsos.

O indicado, se possível, é trabalhar em mesas com bordas arredondadas. Caso contrário, providencie um suporte almofadado para evitar que a quina da mesa interrompa a circulação sanguínea dos braços.

Para que o trabalho seja cada vez mais agradável, e produtivo tome algumas atitudes e previna lesões, cansaço e até mesmo doenças ósseos musculares. Seguindo um simples cronograma, é possível manter uma vida saudável e equilibrada.

Dicas – Evite ficar muito tempo na mesma atividade. A cada duas ou três horas, levante e dê uma volta, ou penas mude o que está fazendo. É importante fazer exercícios simples com frequência para minimizar as chances de dores no punho e na coluna cervical. É recomendado parar de hora em hora, durante cinco minutos, para fazer alongamentos.

Para se alongar, comece esticando o braço e puxe a ponta dos dedos para cima durante dez a quinze segundos, repetindo de três a quatro vezes. Puxe a ponta dos dedos para baixo, também segurando durante dez a quinze segundos. Esse exercício fortalece a musculatura do antebraço.

Para a coluna, encoste o queixo no osso da clavícula e faça uma leve pressão na nuca durante dez a quinze segundos. Troque o lado e repita o exercício. Não é necessário grande esforço, apenas o suficiente para sentir o relaxamento.

Lembre-se, siga um ritmo de trabalho adequado, sua saúde mental e física depende disso.

Compartilhe

Comente

Leia também