Domingo foi dia passeio ciclístico de inclusão social

O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, por meio do GT (grupo de trabalho) da Pessoa com Deficiência promoveu a quarta edição do Bike-Nic Inclusivo, um evento que visa fomentar a inclusão social favorecendo a participação de pessoas com diferentes tipos de deficiência em uma atividade física prazerosa, no caso o ciclismo, além de reforçar a integração com familiares e

Ribeirão Pires sediou o IV Bike-Nic Inclusivo do Grande ABC

público em geral. Como o nome sugere, além do passeio, houve também um piquenique. A atração esportiva aconteceu no último domingo, dia 05, das 10h às 14h, no Complexo Ayrton Senna em Ribeirão Pires.

Os participantes realizaram o passeio em bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência que não poderiam participar em ‘bikes’ de uso geral. O Bike-Nic é realizado anualmente na região e conta com a parceria da empresa especializada Dream Bike Special, que cede bicicletas adaptadas que permitem mais de uma pessoa no veículo ao mesmo tempo, proporcionando a participação de pessoas com deficiência visual, auditiva, física, intelectual ou múltipla.

O passeio é itinerante e já foi realizado, em Santo André, em São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

Para tornar o passeio possível, ciclistas habituais, pertencentes a grupos que realizam passeio ecológicos, mountain bikes na região auxiliaram os demais participantes puxando as bicicletas adaptadas, facilitando assim a integração.

A proposta do projeto foi promover a superação de barreiras físicas e de atitude, consolidando a experiência no ABC e, posteriormente, reproduzindo esta tecnologia social para outras regiões.

Compartilhe

Comente

Leia também