Dislipidemias

A dislipidemia é uma alteração nos níveis de gordura no sangue, gordura essa que corresponde ao colesterol e suas frações e pode ser de origem genética ou relacionada com a alimentação.

Dra. Danielle Casanova, é Pós- Graduada em Medicina Estética e atende no Hospital Ribeirão Pires

O colesterol é uma gordura produzida pelo nosso fígado e também está presente em alguns produtos que ingerimos diariamente.

Ele é essencial para as funções do nosso organismo como a produção de bile, de membranas celulares, de hormônios e no metabolismo de algumas vitaminas.

O colesterol total é uma combinação dos níveis de HDL (colesterol bom), LDL (colesterol ruim) e triglicérides.

O LDL, conhecido como colesterol ruim, pode aderir às paredes das artérias, dificultando a passagem de sangue. Quanto mais elevado, maior o risco de doenças cardíacas.

O HDL, conhecido como colesterol bom, ajuda a remover o excesso de colesterol do sangue.

Os triglicérides são gorduras produzidas pelo corpo ou ingeridas por meio de alimentos como açúcares refinados, álcool, pão branco, manteiga, frituras, refrigerantes, balas, sucos artificiais em pó, caldo de carne, bolachas recheadas.

As taxas elevadas de colesterol podem ajudar na formação de placas nas paredes das artérias, impedindo a passagem de sangue para o coração e outros órgãos nobres como o cérebro.

Essas taxas associadas ao tabagismo, sedentarismo, estresse, obesidade, diabetes, hipertensão e fatores genéticos também estão relacionados a um maior risco de doenças cardíacas.

A prática de atividade física regularmente é capaz de aumentar as taxas de HDL e reduzir os níveis do LDL

Portanto, adote um estilo de vida saudável com dieta balanceada e atividades físicas, reduza o estresse diário, não fume, não use drogas, não consuma bebidas alcoólicas e procure seu médico para realizar exames de rotina regularmente e avaliar a necessidade de iniciar tratamento medicamentoso.

Dra. Danielle Casanova

Hospital Ribeirão Pires

CRM 134.824

Clínica Médica

Pós- Graduada em Medicina Estética

Compartilhe

Comente

Leia também