Dietas da moda não garantem emagrecimento e podem prejudicar o organismo a longo prazo

Izabelle Albuquerque atende em Ribeirão Pires e Santo André

Hoje (31), em todo o país, é comemorado o Dia do Nutricionista, profissional que estuda sobre alimentação, nutrientes e busca prevenir doenças e problemas de saúde, entre outras atribuições. Para celebrar a data, o Mais Notícias convidou a nutricionista Izabelle Jade Cavalari Albuquerque para falar sobre dietas da moda, assunto de grande repercussão no momento, segundo a profissional.

São consideradas dietas da moda as restrições alimentares amplamente difundidas nas redes sociais, revistas e outros meios de comunicação que, geralmente, prometem muita perda de gordura e peso em pouco tempo. Porém, realizá-las sem consultar um profissional especializado pode causar o chamado efeito sanfona (emagrecer e engordar ciclicamente) e trazer diversos problemas de saúde.

“Na maioria das vezes, as dietas da moda surgem de uma manobra nutricional boa, mas que é interpretada de maneira errada, porque nenhuma manobra nutricional funciona para todo mundo. A dieta tem que ser individualizada, porque cada pessoa tem um corpo e cada corpo responde de uma maneira diferente”, explica Izabelle, que atende em uma clínica de Ribeirão Pires.

Segundo a nutricionista, a dieta da moda do momento é a do jejum intermitente, em que o paciente intercala horas sem comer com períodos de alimentação. “Para fazer o jejum intermitente precisa haver acompanhamento com uma equipe multidisciplinar de profissionais. Eu não recomendo, porque o primeiro passo para ter compulsão alimentar é parar de comer. Quando se para de comer por um tempo é óbvio que vai emagrecer, mas quando voltar, pode comer demais”, diz.

Izabelle esclarece que hipoglicêmicos e pessoas com pressão baixa não podem fazer essa dieta, porque pode causar letargia, diminuição da atenção e irritabilidade e também pede atenção para a chamada dieta paleo (ou paleolítica – regime que prega a alimentação parecida com a da população das cavernas e consiste na ingestão de alimentos vindos da caça, pesca e de origem vegetal). “Se não for feita da maneira correta, pode aumentar o colesterol e causar problemas cardíacos, compulsão alimentar, distúrbios de imagem e outros problemas de saúde”.

Para a profissional, quando alguém se dispõe a fazer uma dieta muito restritiva sem a consulta de profissional, a relação com os alimentos será “completamente” afetada. “A comida não serve só para nutrir. É um fator cultural, social e afetivo. Quando gostamos de alguém, costumamos fazer comida para essa pessoa. Se cortamos essa prática, isso afeta complemente o nosso psicológico. Enquanto nutricionistas, temos que olhar o paciente como um todo e não só pratos, calorias, peso e composição corporal. Devemos olhar toda a vida dele, como se relaciona com a comida e melhorar isso”, explica.

De acordo com a nutricionista, o primeiro passo para quem está em um regime da moda e continua insatisfeito ou pretende sair “é procurar um profissional e identificar o porquê tem buscado tanto por dietas da moda, o que está interferindo na relação da pessoa com o alimento e qual a maior dificuldade em relação ao emagrecimento e a se aceitar”.

“Identificando as dificuldades, começamos a tratá-las. Se é psicológico, com um psicoterapeuta; se é na alimentação, com um nutricionista. Não tem que haver uma mudança drástica para obter resultado daqui uma semana. O que se precisa é de mudanças que sejam sustentáveis para sempre, ao longo da vida”, finaliza Izabelle.

Izabelle Albuquerque é formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo (CRN 3: 52134/P). Para entrar em contato com a profissional, ligue ou envie mensagem no WhatsApp para 99920-4767, envie e-mail para [email protected] ou siga-a no Instagram (@nutricioniza).

Compartilhe

Comente

Leia também