Dicas para alimentar seu amigo

Eliana Maciel de Góes

Médica Veterinária

CRMV 4.534

Rações coloridas, biscoitinhos e petiscos fazem parte do menu dos animais de estimação. Basta dar uma olhada rápida nas prateleiras das pet shops para conferir a imensa variedade de alimentos disponíveis. Mas o que fazer quando aqueles olhinhos pidões miram, insistentemente, o seu prato de comida ou o seu lanche gostoso? Nada. Ou melhor: resista. A melhor comida para seu amigo é sempre a ração industrializada. Mas, tudo bem se o bicho sair da dieta vez ou outra. Mas nada de

A melhor comida para seu amigo é sempre a ração industrializada

exagerar, porque não é qualquer alimento que pode ser oferecido a eles. Para não errar, veja o que os veterinários sugerem.

1. Evite comida de gente

Não se deixe render diante da boca salivante de um gato ou um cachorro sedento pela borda de pizza do seu prato. Além de dificultar a digestão, comida de gente costuma irritar o estômago e causar diarreia nos animais. Procure não deixar seu bicho próximo à mesa durante as refeições. Mas, se isso acontecer, deixe um biscoito em cima da mesa e dê pedacinhos quando ele pedir.

2. E se eu não resistir?

Quando a chantagem emocional vencer seu coração, procure alimentar seu amigo de forma equilibrada. Prefira uma fonte de proteína, como carne bovina, frango ou peixe, com uma porção de carboidrato, como o arroz. Além disso, cenoura, chuchu, abobrinha e vagem são ótimas opções de vitaminas. Mas nada de tempero! Coloque só um pouquinho de sal. Frutas são permitidas em ocasiões especiais.

3. Ração é o ideal

A comida específica para seu animal assegura que ele está se alimentando de forma correta. Hoje, as embalagens de ração são explicativas e informam a quantidade certa de acordo com o peso do bicho. Procure pacotes fechados de marcas conhecidas. Jamais compre a granel porque é difícil saber as condições de higiene em que o produto foi conservado.

4. É preciso trocar de marca?

Não. Normalmente, os animais comem a ração porque estão com fome e não prestam atenção no gosto do alimento. Não é necessário trocá-la com a desculpa de que seu amigo está enjoado.

5. Um pouquinho por vez

No caso dos cães, a quantidade de ração deve ser fracionada ao longo do dia. Para filhotes ofereça de três a quatro refeições diárias. A partir de um ano, já adultos, eles podem comer apenas duas vezes ao dia. Já os gatinhos podem ter ração à vontade. É um hábito dos bichanos “beliscar” o dia todo na quantidade certa.

6. Cuidados especiais com idosos

Preste atenção no peso do animal. Afinal, um corpo pesado força mais o coração, o pulmão e os músculos. Diminua a quantidade de ração ou troque por uma específica para animais idosos.

7. De olho na higiene

A limpeza do pratinho de comida do seu bichinho é fundamental. Depois de cada refeição, lave a tigela e seque. A umidade é um prato cheio para bactérias e pode causar uma dor de barriga infernal.

Compartilhe

Comente

Leia também