Diarreia em gatos? Saiba ajudar bichanos com problemas intestinais!

Limpar a caixa de areia de seu gato pode não ser agradável, mas certamente é necessário. Além de garantir um ambiente limpo para seu amigo peludo, retirar as fezes é um bom momento para monitorar a saúde dele. E, caso perceba sinais da diarreia em gatos, o mais recomendado é buscar um veterinário o quanto antes.

Mas para te ajudar, a Petz separou algumas dicas. Assim será mais fácil cuidar de seu filho de quatro patas. Aprenda como lidar com um gato com diarreia!

Como perceber a diarreia em gatos?

Notar os sinais da diarreia em gatos é uma tarefa bem fácil. Se você perceber que o felino está indo no banheiro mais vezes do que o normal, com fezes líquidas ou de aspecto estranho, provavelmente ele precisa de ajuda.

Além disso, os bichanos são conhecidos por seus hábitos de higiene. Especialistas indicam ficar sempre de olho no aspecto do gato. Se ele estiver sujo, com odor forte ou desleixado, pode haver algum problema de saúde.

Afinal, porque meu gato está com diarreia?

Assim como nós, os gatos também podem ter desconfortos intestinais. Na verdade, bichanos são bem exigentes, e isso se aplica também a sua alimentação. Assim, um pequeno deslize na hora do jantar e seu gato pode acordar mal no outro dia.

Geralmente, os principais motivos para diarreia em gatos são:

  • Parasitas – alguns vermes podem causar problemas na digestão de seu amigo. Gatos filhotes e pets com a vermifugação atrasada são as principais vítimas dos parasitas;
  • Alteração na alimentação – gatos podem ser chatos com sua comida. Muitas vezes, se acostumam com uma ração, e precisam de tempo para trocar por outra.
  • Estresse – o estresse também é um fator desencadeante de diarreia em gatos! Cuidado com os bichanos mais sensíveis.
  • Alergias ou intolerâncias alimentares – gatos possuem alergia a várias comidas. Alimentos como frango, atum ou sardinha podem fazer mal aos bichanos. Por falar nisso, muito cuidado com o leite! Apesar de ser comum vermos bichanos que adoram laticínios, a verdade é que o leite faz muito mal aos felinos.
  • O mais indicado é sempre procurar pela orientação do médico-veterinário. Se, além de problemas intestinais, o pet apresentar outros sintomas, a causa pode ser mais séria.

    Um gato com diarreia e vômito pode ter sido intoxicado, e precisará de um atendimento especializado o mais rápido possível!

    Qual o melhor tratamento para diarreia em gatos?

    Sempre que seu filho de quatro patas apresentar qualquer problema de saúde, o primeiro passo é consultar um médico-veterinário. Porém, após o diagnóstico, há algumas atitudes simples para quem deseja saber mais sobre a diarreia em gatos e como tratar esse mal.

    • Hidratação – Sempre disponibilize água limpa e fresca para o gato. Lembre-se que bichanos não gostam de água velha, suja ou morna. O ideal é ter um bebedouro fonte, facilmente encontrado em lojas como a Petz.
    • Descanso – Seu amigo peludo precisará poupar energias para se recuperar, então nada de atividades cansativas! Lembre-se que gatos se estressam facilmente com barulho e agitação. Deixe o bichano em um quarto calmo, tranquilo e com tudo que ele gosta.
    • Nutrição – apesar de estar com o sistema digestivo fragilizado, o gato deverá se nutrir bem para se recuperar. Por isso, ofereça boas opções de ração para gatos com diarreia, indicadas pelo veterinário.

    Lembre-se que todo o tratamento deve ser acompanhado por um veterinário. Não pense em dar um medicamento para diarreia canina para seu gatinho. Ainda mais sem consultar um especialista.

    Como evitar a diarreia em gatos

    A diarreia em gatos é um problema comum, e provavelmente todo gato enfrentará um desconforto intestinal em algum momento de sua vida. Porém há alguns cuidados para evitá-la.

  • Manter a vermifugação em dia é algo essencial para proteger seu filho de quatro patas. Outro ponto importante é fornecer uma boa ração, elaborada com produtos de qualidade.

Compartilhe

Comente

Leia também