Dia Mundial de Combate à Tuberculose tem ações na cidade

O combate à tuberculose entra no foco das ações do país e, em Ribeirão Pires, contará com uma ação promovida pela Secretaria de Saúde e Higiene da cidade, que será realizada até o próximo dia 17, em todas as UBS, Unidades de Saúde da Família e no Ambulatório de Infectologia e também entre os dias 19 e 23 de março, com a promoção de palestras.

As pessoas serão informadas sobre a doença e também convidadas a realizar o exame para sua detecção de forma gratuita, como parte da campanha que lembra o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que será é celebrado em 24 de março.

A Tuberculose, que já chegou a ser chamada de “Peste Cinzenta”, é uma doença contagiosa que ataca, principalmente, o pulmão e é transmitida pelo ar, por meio da tosse, da fala e do espirro. Sua prevenção vem desde a infância, por meio da BCG, que é aplicada no nascimento. Entretanto, ela ainda não foi erradicada, pelo contrário, é considerada como um grave problema de saúde. Desta forma, pessoas que apresentem tosse com catarro por mais de três semanas devem procurar por atendimento o quanto antes, bem como os que mantenham contato dentro de casa com pessoas infectadas.

Além da tosse, os principais sintomas da doença são falta de apetite, emagrecimento, dor no peito, suores noturnos, cansaço fácil e febre baixa, especialmente no período vespertino. O tratamento dura cerca de seis meses e é oferecido gratuitamente pelo Estado.

Compartilhe