Dia Internacional da Mulher: objetivo da data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar, e sim discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe, um dia terminar com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, desvantagens na carreira profissional.

O dia 8 de março

A doutora luta contra o o preconceito e a desvalorização da mulher

No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada em Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como: redução na carga diária de trabalho, equiparação de salários com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência; as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Em homenagem a elas, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que este dia passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Conquistas das mulheres brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargo no Executivo e Legislativo.

Desde então, muito foi conquistado nos diversos setores sociais, na arte, em altos cargos executivos e posições de destaque.  Hoje a mulher é valorizada no universo empresarial pela sua força, garra e coragem, necessárias para se tornar uma profissional bem sucedida, sem abrir mão da família, do espírito materno, combinando harmoniosamente suas competências naturais: a inteligência e a emoção, a lógica e a intuição, a firmeza e a sensibilidade.

Vale ressaltar que em 31 de outubro de 2010, Dilma Rousseff tornou-se a primeira mulher eleita presidente no Brasil, somando-se assim à lista cada vez mais numerosa de mulheres chefes de Estado e governo.

“MULHER! Todos os grandes senhores te reverenciam no dia de hoje, pois eles nasceram do teu ventre. MULHER! Além de todos os poderes cósmicos, levas dentro de ti a semente sagrada que provê a vida. Tu és o mais belo pensamento de Deus. Teu coração é manancial de sabedoria. De teu íntimo brota a força amorosa que nutre, regenera e ressuscita.”

Dra. Ana Maria Perez Solera

Psicóloga (CRP 808006)

Hospital Ribeirão Pires

Compartilhe

Comente

Leia também