Dia da Alimentação é comemorado na praça

Para celebrar o Mês da Alimentação Saudável, a Prefeitura de Ribeirão Pires, o CONSEA (Conselho de Segurança Alimentar) e algumas entidades realizaram um evento na praça central da cidade com diversas atividades educativas e culturais, gratuitamente. A ação ocorreu durante todo o dia 29, última sexta-feira.

O Instituto Acqua usou o espaço para orientação nutricional com ajuda da Faculdade São Camilo

A SEVEMASA (Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Saneamento Básico) ensinou técnicas de compostagem e aproveitou para divulgar o trabalho realizado em conjunto com a Escola Estadual Sebastião Vayego de Carvalho, onde um núcleo de educação ambiental cuida de uma horta que abastece a merenda da escola. O zootecnista da secretaria comenta que os resultados desse projeto são positivos. “Ajudamos com o adubo, terra e a parte técnica, ou seja, orientamos as crianças que preparam uma horta por turma e depois elas próprias consomem o que produziram”.

Cada quiosque colaborou com uma orientação especial voltada para a melhora na alimentação

A SEJEL (Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer), em parceria com a FIRP (Faculdades Integradas de Ribeirão Pires), fez avaliações físicas, medindo níveis de gordura e verificando os sobrepesos, podendo dar sugestões para que as pessoas desenvolvessem uma vida mais sadia e ativa. Enquanto isso, a Secretaria de Educação e a Pastoral da Criança orientaram quanto ao uso adequado dos alimentos e o enriquecimento da merenda escolar por meio de receitas práticas e nutritivas. “Usamos o alimento de forma integral e aqui procuramos formar agentes multiplicadores onde o público poderá aplicar em casa algumas dicas que nós demos. Assim contribuímos para uma alimentação nutritiva no lar”, informou Nelson Gomes, da Secretaria de Educação. Entre as ações, esse grupo apresentou receitas inusitadas como geléia de beterraba e de cenoura, bolo de abobrinha com chocolate e sucos de couve com casca de abacaxi ou de limão.

Membros da Pastoral da Criança e da Secretaria Municipal de Educação orientaram quanto ao uso adequado dos alimentos

A Secretaria de Saúde, em parceria com a Vigilância Sanitária, distribuiu álcool em gel e hipoclorito de sódio para a higienização de alimentos. Também apresentaram técnicas de melhoria da saúde bucal e orientações sobre o aleitamento materno.

O evento contou ainda com a participação de outras duas instituições de ensino. A Escola de Enfermagem Auge trouxe uma equipe de alunos para medir pressão e realizar testes de glicemia, enquanto a Faculdade São Camilo, junto com o Instituto Acqua, realizou avaliações nutricionais dando conselhos quanto à escolha correta de alimentos e uma alimentação equilibrada.

A programação incluiu apresentações de dança indiana e da terceira idade, ginástica rítmica, ioga e aula de ginástica. O evento foi inspirado no tema “Unidos Contra a Fome”, uma campanha mundial de alimentação realizada esse ano. A celebração é promovida em diversos países pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Entre os objetivos da ação estão concentrar esforços para acabar com a fome e estimular uma maior atenção à produção agrícola.

Compartilhe

Comente

Leia também