Detran realiza projeto piloto para atribuição de exames em Ribeirão e Rio Grande

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) está realizando desde a última segunda-feira (10), um projeto-piloto para informatizar a divisão equitativa dos exames psicológicos dos processos de habilitação.

Processo de obtenção de habilitação está sendo modernizado

Processo de obtenção de habilitação está sendo modernizado

A ação está sendo realizada em sete cidades da Grande São Paulo, dentre elas Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, abrangendo os 38 psicólogos credenciados. O objetivo é aprimorar a distribuição igualitária dos exames aos profissionais credenciados, o que hoje é feito manualmente.

O sistema, desenvolvido pelo Detran.SP em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), faz a distribuição dos exames de forma aleatória e impessoal entre os psicólogos credenciados, evitando assim o direcionamento ou a escolha entre os profissionais.

A designação será feita no momento da entrada no processo para obtenção da permissão para dirigir (1ª habilitação), renovação da CNH (no caso de motoristas que exercem atividade remunerada ou que tiverem recomendação médica para passarem por exame psicológico), reabilitação e adição ou mudança de categoria. Apenas o psicólogo designado conseguirá fazer o envio do exame. Caso necessário, o sistema irá redirecionar o cidadão a outro psicólogo.

A divisão segue recomendações do Conselho Federal de Medicina e do Conselho Federal de Psicologia. “Nosso intuito é tornar o processo de habilitação cada vez mais transparente e eficaz a fim de melhorar o atendimento ao cidadão e a formação dos condutores”, afirma Neiva Aparecida Doretto, diretora-vice-presidente do Detran.SP.

Gradativamente o sistema será implantado nos demais municípios do Estado.

Compartilhe

Comente

Leia também