Desmistificando CIO em Cadelas: como identificar?

O Cio nas cadelas, momento de maior fertilidade, dura aproximadamente 2 semanas e seu ciclo estral ocorre em média a cada 6 a 7 meses dependendo da raça, porte e idade do animal. 

É possível identificar o momento que antecede o CIO pela presença de sangramento e secreção vulvar. Porém diferentemente dos humanos, as cadelas não menstruam e o pico de fertilidade se dá após o final do sangramento que muitas vezes pode ser imperceptível em algumas cadelas.

Nas mulheres, a menstruação ocorre no fim do ciclo de 21 dias caracterizado pela descamação da parede uterina quando a mulher não engravida fazendo a limpeza do útero e podendo iniciar outro ciclo. Nesta fase ocorre aumento de progesterona (hormônio que bloqueia o ciclo estral) e liberação da camada endometrial no caso de não haver fertilização. 

Nas cadelas, o sangramento (que não é descamação uterina) ocorre no início do ciclo que dura 6 meses e diferentemente da mulher, se dá pelo aumento da circulação local e aumento da concentração de estrógeno (hormônio que viabiliza a ovulação).

Na mulher, a menstruação caracteriza o fim da fase fértil do ciclo e na cadela caracteriza o início desta fase (pró-estro e estro). Esta é a principal diferença se nos compararmos aos cães.

O ciclo estral das cadelas é regulado de acordo com a atividade ovariana e é dividida em 4 fases: proestro, estro, diestro e anestro.

O anestro é uma fase que dura em média 4 a 5 meses onde o animal não possui atividade ovariana, alterações hormonais nem sinais de cio ou fertilidade.

O diestro dura aproximadamente 2 meses que é o mesmo tempo da gestação. Nesta fase, se a cadela está prenha ocorre o desenvolvimento fetal, se não emprenhou, há aumento na secreção de progesterona propiciando doenças reprodutivas como piometra (infecção uterina), tumores mamários e pseudociese (gravidez psicológica) demonstrando a importância da castração em fêmeas.

O estro é a fase popularmente conhecida como CIO onde ocorre uma inversão hormonal. O sangramento pára e a cadela torna-se receptiva ao macho. O estro pode durar em média 9 dias, sendo que a cadela ovula 48h após entrada na fase caracterizada pela liberação do oócito ainda imaturo ocorrendo a maturação 72h após sua liberação, sendo assim, o dia de maior fertilidade no 5º dia do estro em média, onde o folículo já foi rompido, oócito liberado e totalmente maturado na tuba uterina.

O proestro é a fase inicial que antecede o CIO. O sangramento vaginal ocorre nesta fase que dura aproximadamente 6 a 9 dias. É neste momento que ocorre o desenvolvimento do folículo ovariano, edema vulvar e secreção havendo atração do macho porém a fêmea ainda não aceita cópula.  

As cadelas entram na puberdade a partir dos 6 meses assim que atingem 70% do peso corporal de um adulto da raça. Raças pequenas tendem a serem mais precoces e raças de portes grandes são mais tardias podendo apresentar o primeiro CIO até os 2 anos de idade.

A castração eletiva é recomendada à partir do primeiro CIO, onde as alterações hormonais auxiliam no amadurecimento do sistema imunológico e das estruturas do sistema reprodutor como a uretra. Como forma de controle populacional, a castração pode ser feita antes da maturidade sexual a fim de garantir e assegurar que filhotes para adoção sejam castrados propiciando maior controle da população de cães de rua.

Colaboração: Lia Silva – estudante de veterinária, tosadora e proprietária de petshop.

contato: (11)953114545 whatsapp

e-mail: [email protected]

facebook: http://facebook.com/betvilaaurora

instagram: http://instagram.com/banhoetosavilaaurora

Compartilhe

Comente

Leia também