Descubra o poder do pincel para uma maquiagem perfeita

Você já parou para pensar que diariamente as mulheres aplicam a maquiagem e, muitas, vezes utilizam o mesmo pincel para as diferentes partes do rosto? Por mais que esses acessórios tenham muita similaridade de formato, não se enganem! Para criar um make perfeito, como os das atrizes super produzidas em novelas e cinema, é fundamental saber a função de cada pincel e como aplicá-lo.

Aprenda a utilizar cada um deles e arrase no make

De acordo com Ana Paula Basílio, maquiadora e designer de sobrancelhas, a aplicação da maquiagem com o uso de pincéis é muito mais higiênica, além de espalhar melhor o produto sobre a pele, deixá-la mais uniforme e economizá-lo.  Então, para arrasar no próximo make e abusar de cada um desses acessórios, não perca as dicas valiosas da especialista.

Corretivo – Para aplicar o corretivo, o ideal é utilizar um pincel com cerdas naturais mais achatadas e de tamanho médio. Com isso em mãos será muito mais prático utilizar o produto na área dos olhos, tanto na parte superior quanto na inferior – onde temos as olheiras. Além disso, Ana Paula destaca que é fundamental aplicar a maquiagem, levemente, na lateral do nariz para que o resultado e o acabamento fiquem perfeitos. No caso de olheiras mais profundas e escuras, a especialista ensina que é preciso realizar toques sutis na região para suavizar a aplicação do corretivo e obter um resultado mais natural.

Base – A base pode ser aplicada com o mesmo pincel do corretivo. Mas neste caso também é possível optar pelo modelo Fiber, que tem as pontinhas mais evidentes. A vantagem dele é que as cerdas não ficam grudadas entre si, além de facilitar o uso e permitir que a aderência do produto seja mais rápida. O ideal é utilizar a base em quatro pontos principais: a testa, o nariz, o queixo e as bochechas. “Espalhe bem, no sentido das regiões centrais para as extremidades – de dentro para fora. E procure suavizar a região do queixo para não deixar a divisão marcada”, ensina a maquiadora.

– O pincel para aplicação do pó, geralmente, é maior que todos os demais e deve ser redondo e com cerdas bem macias. Assim, será possível cobrir melhor a área do rosto. A aplicação deve ser feita em movimento vai-e-vem, circular e de dentro para fora – em toda a face, pescoço e colo. “Evite a região dos olhos, onde foi usado o corretivo, para não acumular produto nas linhas de expressão”, diz Ana Paula.

Blush – Os pincéis para a utilização do blush possuem corte diagonal e chanfrado, o que facilita o movimento durante a maquiagem. Para utilizar o blush é preciso cuidado e delicadeza para não exagerar na quantidade de produto usado. Ele deve ser aplicado na diagonal das maçãs do rosto, partindo das têmporas, e indo em direção às bochechas.

Sombra – Os pincéis mais finos e chanfrados são indicados para corrigir as sobrancelhas e até mesmo para aplicar a sombra na região inferior dos cílios. Com eles também é possível criar o efeito da aplicação natural do lápis, deixando o traço marcado mais suave. Já os produzidos com ponta de esponja são utilizados para utilizar a sombra em todo olho e, na maioria das vezes, pode ser descartável, por conta da qualidade do material. Para os olhos é sempre importante ter, ao menos, dois pincéis: um para sombra clara e um para a escura.  Os que possuem cerdas mais achatadas e macias devem ser usados para destacar a área das pálpebras

Para esfumar a sombra – O pincel ideal para esfumaçar a sombra deve ter cerdas macias e formato oval. “Também é possível utilizar pincéis com cerdas macias e com inclinação leve na diagonal, como o do blush, para destacar a parte côncava da pálpebra”, detalha.

Para finalizar o make – O chamado ‘Pincel Fun’, que parece um leque, é muito utilizado para finalização da maquiagem. “Sempre que eu faço um make utilizo esse pincel para retirar os excessos de todos os produtos aplicados. Mas ele deve ser usado de maneira bem suave”, afirma.

Lábios – Para os lábios, o pincel é um acessório extremamente higiênico e prático. A maquiadora ensina que a aplicação do batom deve ser iniciada pelo contorno da boca para depois preencher o meio. “Isso vai destacar os lábios e deixá-lo com um formato irresistível”, explica.

Limpeza dos pincéis – Ana Paula ensina também que para ter uma boa aplicação dos produtos é necessário limpá-los ao menos a cada 15 dias. “Lave com um shampoo neutro e enxugá-los levemente em uma toalha para tirar o excesso de água. Depois é só deixar que eles sequem naturalmente e guardá-los”, conclui.

Ana Paula Basílio

Perfil Ana Paula Basílio – Maquiadora de luxo profissional e expert em design de sobrancelhas, Ana Paula Basílio tem apenas 25 anos e os principais eventos e produções de moda do Brasil em seu currículo. No portfólio constam, por exemplo, atuação no São Paulo Fashion Week, no Workshop Hair Brasil, nos desfiles exclusivos da marca O Boticário, nos editoriais de suplementos femininos dos maiores veículos de comunicação do país, além de já ter sido maquiadora responsável pelas modelos do catálogo da Shoestock Calçados etc. Durante um longo período ela trabalhou com o badaladíssimo maquiador Cayo Lanza, no Stúdio W, do Shopping Iguatemi, e também atuou diretamente no salão de luxo Loft Hair Boutique, do Shopping Cidade Jardim.  Atualmente, oferece às clientes o conceito personalizado de maquiagem profissional em casa. Com isso, Ana Paula atende suas clientes onde desejam, proporcionando comodidade e requinte no atendimento. Além disso, garante a cada uma a oportunidade de possuírem uma maquiadora profissional – para qualquer circunstância – sem a necessidade de precisarem sair de casa.

Compartilhe

Comente

Leia também