Denatran lança aplicativo que dará desconto de até 40% em multas

Na última terça-feira (01), foi lançado um aplicativo que promete agilizar o processo de entrega das multas de trânsito. O Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), desenvolvido pela Serpro – empresa de TI do Governo Federal – para o Ministério das Cidades e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), tem como objetivo facilitar a comunicação entre os órgãos responsáveis que aplicam as multas e os proprietários dos veículos.

Com ele, os motoristas serão informados com mais agilidade de suas infrações e terão o benefício de, caso efetuem o pagamento da multa até o vencimento e não recorram ou apresentem recurso, reconhecendo assim a infração, ter direito a desconto de até 40% do valor total. Nesse caso, o pagamento só poderá ser feito por meio eletrônico, até a data de vencimento.

screenshot_20161102-182141Além disso, o Sistema ainda irá traçar um perfil dos condutores para ações pontuais o que, para o coordenador geral de Educação no Trânsito do Denatran, Francisco Garonce, poderá fazer com que os condutores multados com frequência mudem seu comportamento no trânsito. “Os motoristas que forem flagrados por uso de celular, vão receber diversas informações sobre acidentes e as demais consequências do ato por meio de campanhas educativas”, explica Garonce.

De acordo com o Denatran, a vantagem do aplicativo é a redução dos custos com impressão das multas, já que não haverá necessidade de enviá-las às residências. Vale ressaltar que, para utilizá-lo os órgãos autuadores (cerca de 1.600 em todo o país) devem fazer a adesão junto ao Serpro. Até o momento, apenas  Polícia Rodoviária Federal, Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) e o Detran de Santa Catarina adotaram o sistema.

O aplicativo já está disponível para usuários Android. Para IOS (Apple iPhone e iPad) o SNE irá ser disponibilizado a partir da próxima segunda-feira (07), já empresas especializadas em grandes frotas podem adquirir o sistema a partir do próximo dia 22.

Compartilhe

Comente

Leia também