Defesa Civil emite alerta quanto à chuvas nos próximos dias

Frente fria estacionária é responsável pelo clima em toda a região

A Defesa Civil do Estado de São Paulo encaminhou para as Coordenadorias Regionais e Municipais de Defesa Civil uma previsão meteorológica especial referente a todo o território estadual. A medida foi feita tendo em vista a passagem de uma frente fria que, associada à umidade vinda da Amazônia, pode acarretar pancadas de chuva de forma generalizada em praticamente todo o Estado.

Segundo o informe, as chuvas começaram pelo oeste de São Paulo e divisa com o Paraná durante a madrugada de ontem e se propagaram para as demais regiões ao longo do dia, gerando grandes acumulados. Esperam-se precipitações com intensidade forte de maneira localizada e chuvas que variam de fraca a moderada, de longa duração, na maior parte do Estado, todas acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas.

Nos dias 11 e 12, a frente fria se mantém estacionada sobre São Paulo, atuando principalmente na divisa com Minas Gerais e interior. Nas demais regiões, as chuvas se alternam com períodos de melhoria. Em nota, a defesa Civil alerta que os municípios devem ficar atentos para a continuidade das chuvas e os acumulados, que poderão ocasionar transtornos, como alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de terra.

O órgão também orienta para que durante as chuvas a população permaneça em local seguro. Veja alguns conselhos:

Se estiver na rua – busque abrigo em edificações como prédios e estações de metro;

No trânsito – pare o veículo em local seguro, não tente ultrapassar locais alagados;

Comunidades em áreas de risco – abandonem estas áreas aos primeiros sinais de anormalidades, como trincas, rachaduras em paredes, muros e deslizamentos de terras, além do aumento do nível de rios e córregos.

Em caso de emergência ou dúvidas, a população deve procurar imediatamente as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (199) ou os órgãos de emergência como Corpo de Bombeiros (193) e a Polícia Militar (190).

Compartilhe

Comente

Leia também