Decoração: renovando o ambiente e a vida

A rotina é cansativa. Olhar à volta e ver tudo do mesmo jeito, sempre, não estimula o ânimo de ninguém. Quando o sentimento de vazio chega, é hora de inovar. Uma simples mudança na decoração é capaz de renovar muito mais do que um ambiente, mas também a mente de quem o faz, uma verdadeira terapia.

“Nunca faça do ambiente uma solidão, e sim uma alegria”, ressalta Ana Moraes

Ana Moraes, 35 anos, de Ribeirão Pires, é um exemplo do quanto a arte de decorar é renovação em todos os sentidos. Há 10 anos, ela passava por um momento difícil em sua vida: grávida de gêmeas, perdeu o pai e o emprego, e a tristeza tomou conta. Certo dia, foi à São Paulo, na casa de uma de suas irmãs, para espairecer, e lá, descobriu um dom que estava adormecido e que lhe traria as mudanças que estava em busca. “Para nos distrairmos, minha irmã pegou algumas telas e tintas para pintarmos. Fiz uma tela e me surpreendi com o resultado. Naquele momento, precisava achar alguma coisa que preenchesse o meu coração e encontrei”, conta.

A pintura era um dos talentos escondidos. Como o Natal se aproximava, Ana começou a decorar sua casa, não com produtos industrializados, mas confeccionados por ela mesma, com materiais que tinha em sua própria casa. “De latas de molho de tomate, saíram móbiles natalinos. Fiz um desenho na lata e diversos furos seguindo a imagem. Pintei o alumínio de dourado e dentro dele coloquei uma vela que, quando acesa, destacava todo o desenho, ficou lindo”, lembra.

Ana foi tomando gosto pela área da decoração e por poder dar à cada cantinho seu um toque especial, com a sua cara. Autodidata, para a jovem é apenas necessário bater o olho em uma peça para começar sua própria produção. “Não tenho paciência para frequentar aula e acho que as revistas trazem pouca informação para quem nunca fez aquele trabalho. Então, pego na mão uma peça pronta, olho e faço”, fala.

Há 11 meses, ela montou uma loja na Avenida Fortuna, onde vende suas criações e também as de artesãos da cidade, além de prestar consultoria de decoração.

Ela ressalta que decorar um ambiente de maneira bonita e elegante não significa alto custo ou a necessidade de um dom para a coisa. Suas dicas mostram que uma renovação é realmente muito fácil. “Está cansada daquele móvel? Desde que ele não seja de fórmica, você pode lixá-lo, pintá-lo como quiser e passar uma seladora para melhorar o aspecto e proteger a madeira. Outra dica interessante é colocar espelhos na porta de um armário, ou guarda-roupa. Em um ambiente pequeno, ele muda completamente a área, dá aspecto de amplitude. O tecido também proporciona trabalho amplo. É possível encapar uma tela e colar peças decorativas; mudar a cúpula do abajur, revestir uma peça de madeira que já está gasta… Para mudar a cortina você pode amarrá-la com um laço; se for quarto infantil, colocar um móbile… Estamos na era da customização, e tudo isso pode ser feito com materiais que qualquer pessoa tem em casa. Com pequenos detalhes, você faz uma grande transformação”, explica.

Ana destaca que na decoração, menos é mais.  “Ás vezes, a pessoa coloca muita coisa em um lugar e aí acaba errando. Bibelôs, por exemplo: não coloque muitos, pois polui visualmente.

Para quem é fã de um determinado tema, coloque as peças de maneira sutil, até mesmo para não se cansar. Dose; o que colocar em um ambiente, não coloque no outro”, orienta, finalizando: “É importantíssimo mudar. A casa da pessoa é onde ela come, descansa, acorda, é o recinto de renovação da vida dela. Troque os móveis de lugar, mude as almofadas, o tecido do sofá… Nunca faça do ambiente uma solidão, e sim uma alegria”.

Serviço – Na loja de Ana, a Essencial Decorações e Presentes, você encontra itens que podem ajudá-la a dar novos ares ao seu lar. O estabelecimento fica na Avenida Fortuna, nº 190, Centro de Ribeirão Pires, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Mais informações pelo telefone 4823-8596.

Compartilhe

Comente

Leia também