Decormais – O que faz uma casa ser “inteligente”?

Fala-se muito em casas “espertas” e “inteligentes”. Hoje dei uma voltinha pela banca de jornais do bairro e me deparei com a chamada de capa de uma revista de decoração charmosíssima tocando no assunto. Dei uma folheada rápida e encontrei ambientes recheados com móveis de design elaborado, linhas sinuosas, riqueza em todos os detalhes. Ou seja, casas caras. Eram bonitas, sem dúvida! Mas muito distantes da realidade da maioria dos mortais.

Casas “espertas” têm móveis na medida certa. Espaços arejados, mesmo que em dimensões reduzidas

Daí, concluí que é uma verdadeira missão tornar uma casa real, com móveis nem sempre assinados por um designer top de linha, complementada com itens charmosos e não necessariamente caros, em uma casa “inteligente e esperta”. Tenho sido testemunha ocular de algumas transformações domésticas. Gente que muda de espaços grandes para outros um pouco menores, ou bem menores… como no caso das trocas, cada vez mais comuns, de casas para apartamentos. Que tem de se desfazer de algumas peças, mas não perde o espírito empreendedor de tornar o espaço em que vive o mais agradável possível. Em cidades como São Paulo, espaços reduzidos são frequentes. Especialmente se você escolhe um bairro bacana como habitat. Escolhas… Nem sempre é possível ter tudo junto: bairro incrível + casa enorme, certo?

Mas é muito viável transformar o espaço de maneira inteligente. Casas “espertas” têm móveis na medida certa. Espaços arejados, mesmo que em dimensões reduzidas. Pensar a casa como um espaço que lhe dê o máximo de prazer é uma atitude das mais inteligentes. Para você, um bom espaço pode envolver móveis planejados e alta tecnologia. Para outros, bom mesmo é viver num cantinho com uma cozinha tão aconchegante quanto seu bistrô favorito. Ou ter sol entrando pela janela toda manhã. Para o seu vizinho, smart mesmo pode ser ter todos os quartos transformados em suítes. Para a sua melhor amiga, um banheiro enorme, com banheira e chuveiro para duas pessoas, é o máximo em termos de esperteza.
Resumindo: casa esperta é aquela que atende às suas necessidades básicas e também inclui uma boa parcela de sonho realizado. O que é muito diferente da casa da revista.

Caroline Roncon

Supervisora da loja de Móveis Planejados Mais Projetos/Italínea, de Mauá

Compartilhe

Comente

Leia também