Decepção com o Cidade Limpa

Por Capitão José Anilto

Devemos sinceramente elogiar o trabalho do pessoal da limpeza urbana, especialmente as equipes de garis. Nossas ruas nunca estiveram tão limpas como atualmente, e isso se deve à dedicação e cuidado que essas equipes têm com relação às suas tarefas.
Porém, nem tudo funciona com a mesma harmonia na limpeza urbana. Apesar de caminharmos em ruas limpas, nos deparamos em alguns locais com verdadeiros depósitos de lixo a céu aberto. Caçambas colocadas em alguns pontos coletam os restos do comércio, todo tipo de lixo, muitas vezes mal acondicionados, descuidadamente jogados. E a coleta deficitária faz com que essas caçambas fiquem abarrotadas dias e dias, por vezes até criando o típico chorume e mal cheiro.
Para agravar a situação, vê-se, costumeiramente, catadores de latinhas abrindo sacos de lixo em busca de material e até mesmo pessoas em busca de restos de comida, provavelmente para alimentar seus cães ou os cachorros vadios que perambulam pela cidade.
Na esteira, esses mesmos cães também fuçam o lixo, pois há muito resto de comida oriundos dos bares e restaurantes.
Assim, o excelente trabalho das equipes de garis da cidade fica prejudicado, pois, enquanto limpam e mantém a cidade em ordem pela manhã, à tarde já se vê o resultado do descaso na coleta. Na linguagem popular, é como se os garis enxugassem gelo.
Mas como resolver o problema? A cidade, seus cidadãos, sua administração e o comércio precisam, em conjunto, pensar em soluções apropriadas. A Administração precisa viabilizar soluções para que a cidade possa fazer jus ao título de Estância Turística.
Paliativos, como colocação de caçambas (uma delas está estacionada em uma vaga para idosos) não são adequadas a uma coleta dentro de parâmetros de higiene e são visualmente desagradáveis. Hoje em dia, não é tão difícil pesquisar soluções e observar o que se faz ao redor do mundo para resolver o problema. E, com a colaboração de todos, talvez possamos ter a esperança de que o cuidadoso trabalho das nossas equipes de garis seja realmente efetivo e faça com que Ribeirão Pires seja uma cidade turística limpa.

Compartilhe