Das mãos de um trabalhador, Rio Grande ganhou imagem do padroeiro

Rio Grande da Serra tem como padroeiro São Sebastião, o soldado que foi perseguido por sua fé e morreu como um mártir em defesa de seu povo. A história se São Sebastião em Rio Grande da Serra começa em 1906, quando um trabalhador da Serralheria Pandolfi esculpiu, em um tronco de madeira, a imagem do santo.

3

A obra foi dada como presente para os seus patrões, membros da família Pandolfi. No mesmo ano a imagem foi doada à igreja, que até então levava o nome de Capela Santa Cruz. Hoje em dia ainda é possível encontrar as ruínas dessa capela em frente à igreja de São Sebastião, batizada assim após a doação da obra.

O entendimento é de que a fé em São Sebastião faz com que as pessoas acreditem que a cidade possa sempre avançar, que a cidade e os munícipes possam ter paz, tanto com suas famílias quanto no trabalho.

Todo dia 20 de Janeiro a cidade comemora o dia de seu padroeiro, mas as homenagens ao santo protetor de Rio Grande da Serra começam nove dias antes, com uma novena, em que cada dia de orações é dedicado a um propósito. Os fiéis invocam o padroeiro principalmente com pedidos de saúde e emprego.

A imagem esculpida há 109 anos pelo serralheiro Luís Leonel está até hoje na igreja de São Sebastião e pode receber visitas de fiéis e turistas que queiram conhecer um pouco a história de fé da cidade.

Compartilhe

Comente

Leia também