Dança de Salão e o Zouk

A Dança de Salão recruta muitos adeptos devido à longevidade que a atividade proporciona: podemos dançar (e nos divertir) até os 100 anos de idade. Muitos podem ser os ritmos ensinados: forró, samba, bolero, merengue, cha cha cha, soltinho (rock dos anos 60), tango, salsa, etc. Psicólogos e terapeutas renomados sugerem a Dança de Salão como terapia alternativa para casos de depressão, stress, síndrome do pânico, etc., ou simplesmente pela sociabilização.

No zouk, há um forte trabalho de coordenação, sensualidade e musicalidade dos seus praticantes

Uma novidade em matéria de ritmos é o Zouk.

Mais conhecido como lambada francesa, é uma dança e um gênero musical derivado da lambada. A dança zouk pode ser executada em vários ritmos e dançada aos pares. Há um forte trabalho de coordenação, sensualidade e musicalidade dos seus praticantes. Uma aula de zouk tem como principal característica a consciência corporal já que esta dança trabalha habilidades particulares desse ritmo, como movimentações de pescoço e cabeça dentro da rítmica da música e comandadas pelo cavalheiro. Muito utilizados também, estão as movimentações de cambrets e chicotes feitos pela dama e comandados pelo cavalheiro. A dança zouk pode ser praticada por homens e mulheres de qualquer idade. Atualmente, está sendo considerada como uma “febre”das principais casas de dança do ABC e São Paulo, oferecendo bailes exclusivamente de zouk.

Vale a pena conhecer esse ritmo alucinante!

IMPORTANTE: Toda atividade física, independente do objetivo, sempre deve ser ministrada por um profissional da área, pois sempre há considerações anatômicas, fisiológicas e biomecânicas que deverão ser respeitadas, exploradas e avaliadas quanto ao seu resultado e sua margem de segurança.

Rosana Heuler dos Santos

CREF. 048356-G/SP

Professora de Dança de Salão e Dança do Ventre da Academia Nova Aguazul

Compartilhe

Comente

Leia também