Dados oficiais mostram redução de 30% nas mortes no trânsito de Ribeirão Pires em 2018

Segundo dados do Infosiga, banco de dados do programa estadual Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, a cidade de Ribeirão Pires registrou, entre janeiro e novembro de 2018, queda de 30% nos acidentes de trânsito com vítimas fatais, no comparativo com o mesmo período de 2017.

Entre janeiro e novembro de 2018, 21 pessoas foram vítimas fatais em acidentes de trânsito no município. Nos onze meses do ano anterior, foram 33 mortes registradas. Nos dois anos, a maior incidência de óbitos ocorreu em acidentes registrados no período noturno, entre 18h e 24h. Mais de 85% das vítimas fatais são homens; 45% dos mortos eram os condutores dos veículos – outros 30% eram pedestres.

“A conscientização das pessoas, sejam elas condutores, pedestres ou ciclistas, é essencial na luta contra as mortes no trânsito. Respeitar as leis e ter atitudes cidadãs representa a valorização da vida. Com ações de educação para o trânsito e promovendo melhorias na sinalização e no viário, seguimos trabalhando para contribuir, a cada dia mais, com a redução dos acidentes, especialmente com vítimas fatais”, explicou o secretário de Transportes e Trânsito, José Adão Alves.

Ações educativas ampliam segurança no trânsito

A conscientização de crianças e jovens sobre a importância do respeito às leis de trânsito é considerada pela Prefeitura de Ribeirão Pires, uma das principais ações para garantir mais segurança a pedestres e condutores. Um exemplo é o projeto “Educação no Trânsito” que, de forma lúdica, ensina o respeito às regras do trânsito e seu significado na preservação de vidas a alunos das escolas da cidade.

Para adultos, houve bloqueios educativos na Semana de Educação no Trânsito e também capacitação de “Direção Defensiva e Legislação no Trânsito” a cerca de 220 motoristas que prestam serviço nas linhas do transporte coletivo municipal da cidade, por meio da concessionária de transportes da cidade, a Rigras. Além disso, há um serviço de palestras e atividades gratuitas de conscientização sobre segurança no trânsito ministrados pelos agentes de trânsito da cidade. Informações sobre as ações gratuitas podem ser obtidas junto à Coordenadoria de Educação no Trânsito, pelo telefone (11) 4825-5083 ou pelo e-mail [email protected].

Vale ainda ressaltar que o Jornal Mais Notícias, há anos, realiza, com o apoio de empresários e parceiros da publicação, uma reconhecida campanha de educação no trânsito, colaborando para a melhoria da segurança de todos que utilizam as vias da cidade.

Compartilhe

Comente

Leia também