Cuidado com a saúde dos cavalos

A saúde dos cavalos também começa pela boca

As desordens orais são responsáveis por pelo menos cerca de 10% dos atendimentos em equinos. Por isso, podemos dizer que aquele velho ditado “A saúde começa pela boca” também se aplica aos cavalos. Devido ao confinamento eles não desgastam seus dentes da mesma maneira que os cavalos que pastam continuamente.

Os animais confinados possuem uma alimentação baseada em grãos processados e fenos, considerada mais macia. Dessa forma, esse tipo de dieta requer uma menor mastigação por parte dos equinos. Ou seja, essa falta de mastigação faz com que os dentes dos cavalos sejam gastos de uma forma inadequada ou até mesmo permaneça mais longo do que o adequado.

Além da temida cólica equina, diversos problemas de saúde também podem ser ocasionados devido aos distúrbios orais. Por exemplo:

perda de peso; descarga nasal; aumento da agressividade; acúmulo de alimento na boca; dificuldades de mastigar o alimento; aumento de volume na face e mandíbula.

É importante que você saiba que a manutenção dentária adequada além de manter a saúde dos cavalos em dia fará com que os animais respondam melhor aos seus comandos na hora de montar e vai facilitar muito sua condução. Sendo assim, é necessário que um médico veterinário capacitado faça uma avaliação periódica dos dentes do equino.

Realizar um bom acompanhamento odontológico vai promover ao animal melhorias quanto aos aspectos, mental, físico e atlético. Ainda mais, o cavalo que tem a saúde bucal bem cuidada estará em plenitude para o desenvolvimento de todo o seu potencial.

Problemas mais comuns encontrado na boca dos cavalos

Podemos destacar 4 principais problemas odontológicos em equinos, confira:

1 Cauda de Andorinha

A cauda de andorinha é uma aresta que surge do desgaste dos dentes dos incisivos. Ela aparece por volta dos 7 anos de vida do animal, reaparece por volta dos 13 anos e desaparece com o tempo.

2 Ganchos

Eles se formam quando os pré-molares e molares estão desalinhados. Podem ser tão grandes que chegam até penetrar o céu da boca do cavalo, causando desconforto. A solução neste caso é a extração do dente pelo médico veterinário especializado em odontologia equina.

3 Dente de lobo

O primeiro pré-molar, chamado de dente de lobo, tem presença facultativa e é rudimentar. Semelhantemente, a um dente canino, ele tem sua erupção adjacente à superfície rostral do segundo pré-molar por volta de seis meses, quando aparece, e pode cair na sequência.

4 Diastema

É o espaço entre o incisivos da frente e os molares do fundo, alguns cavalos desenvolvem um dente extra nesse espaço. Isto pode causar muita dor e desconforto do animal. Para aliviar as dores do animal basta que o dentista veterinário realize um procedimento simples de extração do dente.

Alimentação ideal para o cavalo

A alimentação do cavalo deve seguir algumas regras gerais como administrar pequenas quantidades, várias vezes ao dia, ter água limpa e fresca sempre à disposição. Além disso, os volumosos e concentrados podem ser enriquecidos com vitaminas, proteínas e outros nutrientes necessários para seu bom desenvolvimento.

Oferecer ao cavalo uma alimentação balanceada com feno, grãos, sais, minerais e aveia são ótimos para manter o cavalo com peso adequado, com crescimento saudável e fornecer energia para as funções básicas de seu organismo. Mas, muitos produtores questionam qual é a melhor ração para seu plantel, você também tem essa dúvida?

Bom, a melhor ração é aquela que atende todas exigências nutricionais do cavalo, em suas mais variadas atividades e fases. Sem deixar de lado o menor custo para o fornecimento dessa boa alimentação.

Cada cavalo tem exigências nutricionais bem diferentes, que variam com sua idade, seu peso e com a sua atividade desenvolvida. Por isso, não há uma ração padronizada, não podemos administrar a mesma dieta para todos os cavalos. Só para exemplificar, o cavalo atleta, garanhão em período de monta ou uma égua em lactação, por exemplo tem suas exigências nutricionais aumentadas.

Cuidado com os pelos e patas do animal

Somente fornecer uma alimentação balanceada não é o suficiente para manter a saúde dos cavalos em dia. Outros pontos são tão importantes quanto. Por exemplo, as patas merecem atenção redobrada pois, são responsáveis por sustentar todo o peso do animal e precisam estar protegidas. Os cascos também precisam estar impecáveis e em excelente forma para evitar calos e infecções que possam causar problemas na hora da locomoção do animal.

E não podemos deixar de lado os procedimentos básicos e essenciais para que o pelo do animal esteja em boas condições de higiene e beleza. Este é um requisito fundamental para cavalos de exposições ou competições. Em primeiro lugar, é necessário escolher um local arejado e com claridade para cuidar do cavalo. Aliás, é neste momento que a relação de confiança entre o cuidador e o animal vai se estreitar.

A escovação é uma das aliadas para que o pelo seja renovado e fique sempre brilhante. É recomendado que ela seja feita com uma escova dura, principalmente após a cavalgada. Pois, por ser parecida com uma massagem pode ajudar a aliviar a tensão do animal, além de retirar a sujeira.

Sem dúvidas, o cuidado com a higiene é um dos passos para promover a saúde dos cavalos, afastando-o de doenças e deixá-lo mais bonito

Baias para cavalos

O local onde os cavalos ficam, também precisa de cuidado, para gerar mais condições e conforto aos animais. Nesse sentido, as baias cumprem um papel de mais do que gerar o descanso ao animal, mas também protegê-lo de situações climáticas (sol, chuva) e promoção de seu bem estar.

A baia é a casa do cavalo e precisam ser limpa e ter um local seco e apropriado para o seu descanso. Podemos dizer que, basicamente, as acomodações para os equinos se dividem em:

  • Corrente
  • Estábulos livres
  • Restritos em compartimentos (baias)

Elas devem proporcionar a modesta movimentação do animal e ter vantagens para os cavalos que não são movimentados regularmente ou de maneira insuficientes. Quanto a orientação de suas dimensões vai depender do tamanho e a utilização do animal.

Vacinação em dia

Deixamos este tópico por último, pois não adianta seguir todos os passos anteriores se a vacinação não estiver em dia. De certo, a maior parte das enfermidades pode ser evitada se o programa de vacinas for seguido à risca. Dessa forma, o veterinário precisa ser consultado para planejar esse cronograma.

Os cavalos devem ser imunizados contra influenza, tétano, raiva, encefalomielite e outras doenças. Mas, para realizar a vacinação é preciso que os animais estejam livres de parasitas. Sendo assim, a vermifugação também é fundamental para a sua saúde.

Agora você já conhece os principais cuidados que deve ter com seus animais, é fundamental segui-los para manter a saúde dos cavalos em dia. Com essas dicas práticas, você favorece o bem-estar deles, garantindo um desempenho físico adequado e uma boa qualidade de vida.

Mas, não poderíamos deixar passar que vários problemas com seu rebanho equino podem ser evitados de maneira simples e rápida, caso você esteja preparado, não é mesmo? As primeiras ações após um acidente são cruciais para salvar a vida do animal, impedir complicações de lesões e evitar gastos desnecessários.

Compartilhe

Comente

Leia também