Criar peixes: conheça 5 espécies que podem conviver juntas!

Criar peixes: primeiros cuidados

Antes de escolher os peixes que irão lhe fazer companhia, é bom lembrar de alguns cuidados básicos do aquarismo. Os aquários são lindos e sempre muito bem-vindos como peça de decoração. Porém, não podemos esquecer que este complexo ambiente é o lar de delicados pets.

Os peixes precisam de condições específicas para uma boa qualidade de vida. Portanto, antes de montar seu aquário, considere alguns pontos:

Tamanho do recipiente

Quanto maior, melhor. Mesmo que você tenha a intenção de ter um aquário modesto, saiba que peixes gostam de espaço. Não economize na hora de escolher o tamanho de seu aquário.

Local certo para o aquário

Pense bem também onde o aquário ficará. Lembre-se que ele deverá ficar próximo a uma tomada e em uma superfície plana, com um bom apoio. Também deixe longe do sol direto, para controlar melhor as condições da água.

Filtragem

Esta é uma etapa essencial para um aquário saudável. A filtragem deixa a água limpa e adequada para os peixes. Procure utilizar um bom filtro de aquário, que deixe o ambiente perfeito para seus pets aquáticos.

Temperatura e pH

Estes dois tópicos são os principais quando o assunto é peixes que convivem bem. Algumas espécies preferem temperaturas altas, outras gostam do frio. Há as de água ácida e as que precisam de um ambiente básico. Por isso, fique de olho nestes quesitos e tenha itens que ajudem a medir a temperatura e pH.

Especialistas indicam que a principal razão para peixes doentes é a falta de manutenção do aquário e itens inapropriados. Por isso, se desejar um aquário bonito e saudável, cuide bem dos produtos necessários para a saúde de seus pets aquáticos.

Criar peixes: as espécies ideais

Agora que você já sabe como cuidar de aquário, é hora de conhecer alguns peixes de fácil trato que se dão muito bem com aquaristas iniciantes!

1. Peixe tetra neon

Este pequeno peixinho é um dos mais adorados pelos aquaristas. De origem amazônica, possui uma cor azul viva e vibrante. Ágil e muito ativo, nada rapidamente pelo aquário, criando a impressão de raios azuis que cortam a água.

Também é conhecido como neon cardinal, mas seu nome científico é Paracheirodon axelrodi. Possui uma ótima personalidade e convive muito bem com outras espécies. É um peixe de cardume, e o indicado é ter ao menos dez peixinhos. Suas características são:

  • Tamanho: 3 cm a 4 cm;
  • Expectativa de vida: 3 a 5 anos;
  • pH: de 5.0 a 6.9,
  • Temperatura: de 25 °C a 30 °C.

2. Mato grosso

O Hyphessobrycon eques, carinhosamente chamado de mato grosso, é um simpático peixinho comum em diversos rios do Brasil. Suas cores variam em diferentes tons de vermelho e alaranjado, e possui uma charmosa mancha negra na nadadeira. É pacífico e tranquilo, convivendo bem com outras espécies. Também um peixe de cardume, deve ser criado em grupos de, no mínimo, seis peixinhos.

  • Tamanho: 3 cm a 4 cm;
  • Expectativa de vida: 5 anos;
  • pH: de 5.0 a 7.5,
  • Temperatura: de 20 °C a 30 °C.

3. Peixe limpa-vidro

O Macrotocinclus affinis, ou o famoso peixe limpa-vidro, se dá bem em quase todos os aquários. Também chamado cascudinho, é um peixe de fundo, que não nada longas distâncias como seus companheiros.

É comum vê-lo no substrato ou com a boca grudada no vidro do aquário. Além da personalidade tranquila, é uma espécie muito querida por sua utilidade: se alimentam de algas que nascem naturalmente no ambiente, deixando o aquário ainda mais limpo e bonito!

  • Tamanho: 5 cm;
  • Expectativa de vida: 3 anos;
  • pH: de 5.5 a 7.5,
  • Temperatura: de 20 °C a 27 °C.

4. Tanictis

O Tanichthys albonubes, conhecido como tanictis, é um peixe visitante, originário da Ásia. Alguns aquaristas o chamam de nuvem branca, pois é comum em uma montanha de mesmo nome, na China.

Possui uma coloração azul e nadadeira traseira avermelhada, que cria uma aparência charmosa e atraente. São muito pacíficos e se adaptam bem em diferentes ambientes. Vivem em cardumes, e deve-se criar em grupos de sete ou mais peixes.

  • Tamanho: 4 cm;
  • Expectativa de vida: 3 a 5 anos;
  • pH: de 6.0 a 7.9,
  • Temperatura: de 20 °C a 28 °C.

5. Acará bandeira

Com sua beleza exótica, o acará bandeira é muito desejado por aquaristas iniciantes. Possui um corpo achatado e triangular, lembrando uma bandeira. Muito comum na Amazônia, sua coloração varia entre o marrom e o amarelado, sempre com faixas verticais negras.

Ele vive melhor em grupo, sendo recomendado criar cinco peixes em um aquário de, em média, 200 litros. Apesar de ser um pouco maior, não apresenta comportamento agressivo e convive bem com outras espécies.

  • Tamanho: 10 cm a 15 cm;
  • Expectativa de vida: 6 a 7 anos;
  • pH: de 5.5 a 7.5,
  • Temperatura: de 25 °C a 30 °C.

Dicas importantes para criar peixes de forma correta

Apesar dos peixes acima conviverem bem em aquários comunitários, é sempre recomendado fazer uma boa combinação que não gere atrito ou estresse. É necessário lembrar que muitas espécies vivem em cardume, antes de escolher algumas para habitar o seu lar.

Cada peixe necessita de um espaço diferente, mas em uma regra comum, evite ter mais de 20 peixes, independente da espécie, em um aquário de 200 litros. Porém, tudo vai depender da combinação que você escolher.

Compartilhe

Comente

Leia também